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Camaro retorna, e Mustang ganha versão
Montadoras americanas voltam a fazer carros que tiveram sucesso no passado para alavancar suas vendas
DA REDAÇÃO
Os americanos estão assustados com o preço da gasolina, e o
reflexo está nas vendas de utilitários esportivos e picapes, famosos por consumirem muito.
O comércio de carros compactos, até julho, cresceu 43% em
relação a 2005. Além dos pequenos, as montadoras também apostam em modelos que
já fizeram sucesso no passado.
Alessandro Vassallo, vice-presidente do IED (Istituto Europeo di Design), compara a
tendência como uma pessoa
que busca a família quando tem
problemas. "Ou as montadoras
atacam na mesma linha qualitativa [das concorrentes] ou recuperam o lado nacionalista. O
pai do cliente de hoje teve
aquele carro 40 anos atrás."
Depois de a Dodge anunciar a
volta do Challenger para 2008,
agora é a vez de a General Motors afirmar que voltará a fazer
o Chevrolet Camaro no fim daquele ano. Equipado com motores V6 (seis cilindros em "V")
e V8, começará a ser vendido no
primeiro semestre de 2009.
"O novo Camaro será quase
idêntico ao conceito [mostrado
em Detroit em janeiro deste
ano], uma interpretação moderna do modelo de 1969", diz
Ed Welburn, vice-presidente
global de design da GM.
A Ford, por sua vez, venderá
o Shelby GT-H Mustang, até
então só disponível para aluguel na Hertz. Com motor 4.6
de 325 cavalos, o Shelby GT
ocupará o espaço entre o Mustang GT e o Shelby GT500.
A diária do Mustang GT-H
sai por US$ 120 (pouco mais de
R$ 260), e o carro deve ficar na
casa de US$ 36 mil (R$ 79 mil).
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