São Paulo, domingo, 20 de outubro de 2002

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CARTAS

Porta-malas do 206
"Fiz uma reclamação na autorizada Baron sobre a desregulagem da tampa do porta-malas do meu Peugeot 206. A princípio, disseram não fazer a regulagem.
Solicitei a informação por escrito, mas não me deram, alegando que eu deveria solicitá-la por carta ao serviço de atendimento a clientes. A Peugeot disse que o veículo foi vistoriado e que não diagnosticaram defeitos."
Júlio César Lopes da Silva (São Paulo, SP)

Resposta - A Peugeot diz que a autorizada Baron acionou sua equipe técnica, que não constatou nenhuma anormalidade na tampa traseira do veículo.


Twingo com vidro arriado
"Tenho um Twingo 1.0, adquirido em outubro de 2000. Em maio, o vidro elétrico do lado do motorista arriou. Como a oficina da Renault não abre aos sábados, levei o carro a uma loja especializada em vidros, que fez um conserto provisório para que eu pudesse fechá-lo. Depois de alguns dias, levei o carro à França Motores, que me orientou a escrever para a montadora."
Beatriz do V. Bargieri (Osasco, SP)

Resposta - A Renault reitera a análise da concessionária de que o problema era ocasionado por um desgaste natural pelo uso.


Problemas na rede Renault
"Comprei, no dia 22 de abril, um Mégane Egeus, na concessionária Lapaça. Logo nos primeiros dias, ele apresentou volante desalinhado, direção oscilando, barulhos no banco do motorista e ferrugem no suporte das placas. O carro ficou dois dias na revenda, que só consertou o volante.
Quatro dias depois, o carro voltou para a oficina com mais problemas: barulhos na suspensão traseira, manchas no suporte do limpador dianteiro, borrachas laterais e das portas também manchadas, guarnições do teto ressecadas, lateral esquerda riscada, maçanetas manchadas, embreagem com problemas e barulhos na fechadura traseira.
Após 17 dias na oficina da concessionária, não conseguiram resolver boa parte dos defeitos. Outros foram criados pelos próprios mecânicos da Renault: capô amassado, porta do motorista raspada, carro todo sujo e ainda barulhos na suspensão traseira, nas portas e no porta-malas."
Roger Effori (São Paulo, SP)

Resposta - A Renault afirma que a concessionária foi orientada a agendar a volta do carro. Segundo a montadora, os barulhos estão dentro dos padrões.

Réplica - O leitor diz que registrou uma queixa no Procon pleiteando a troca do veículo.


Corsa sem potência
"Adquiri, em março do ano passado, um Corsa Sedan 1.0 16V. Antes de completar um ano, o carro passou a perder consideravelmente a potência em toda troca de marcha.
A autorizada Primarca limpou o sistema de injeção eletrônica, mas não senti melhoras. A revenda fez alguns testes e não detectou a causa do problema."
Ana Paula Lieb (São Caetano do Sul, SP)

Resposta - A General Motors afirma que, na última oportunidade em que avaliou o veículo, ele foi devolvido à cliente em condições normais de funcionamento. A montadora diz ainda que contatou a cliente e soube que o carro foi vendido.


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