São Paulo, domingo, 21 de fevereiro de 2010

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SEM MEDO DE ALTURA

Ka é ágil, 207, econômico na estrada

Versão de entrada da Peugeot mira órfão do 206 que quer um carro não "popular", mas faltam mimos

DA REPORTAGEM LOCAL

O despojado Peugeot 206 agora se veste de 207 X-line e mantém o comportado motor 1.4 de 82 cv para não ser confundido com um "popular".
Apesar da roupagem pomposa, a versão "pelada" nem vem com ar-condicionado. É como almoçar arroz com ovo bebendo água Perrier.
O Ka 1.6, por outro lado, é menos pretensioso e parece mais honesto ao pedir os mesmos R$ 30 mil pela versão básica. Ela brinda o motorista com itens que facilitam a condução.
No entanto, não está nem aí para o que os emergentes vão dizer do seu painel rude confeccionado em plástico duro.
Com apenas 942 kg, o caçula da Ford equipado com o motor 1.6 do Fiesta (107 cv) acelera como o GM Vectra GT 2.0.
No teste Folha-Mauá, o Ka leva 10,2s para ir aos 100 km/h. Sua direção, entretanto, parece leve para o ímpeto do carro, que se esforça para ser um estagiário de esportivo.
Já o 207 X-line não tem opcionais. E sem as regalias da versão completa (R$ 39 mil), o destaque do Peugeot de entrada é o consumo do motor 1.4.
Na estrada, o hatch percorre 14 km com um litro de álcool. Para se ter ideia, a marca é 6% melhor que a do Fiat Mille Economy. Mérito da boa relação peso-potência do "francês".
Sobre a ausência de luxo da versão de entrada X-line, a montadora não vê problemas. "É a chance de o consumidor ter um compacto de categoria superior sem tanto investimentos", diz Juliano Machado, gerente de produto da Peugeot.
Líder da categoria, o Gol 1.6 (R$ 32.856) usa fórmula semelhante. Nele, até o limpador do vidro traseiro é cobrado à parte. Mas o Gol vira automatizado por R$ 2.540. (FN)


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