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peças & acessórios
Pneu esportivo vira assimétrico para ter "musicalidade" e aderência
Banda irregular do Michelin PS3 cria notas distintas ao rodar para ficar mais silenciosa
DO ENVIADO ESPECIAL A ALMERIA (ESPANHA)
Até a metade da década passada, sem os aperfeiçoamentos
dos compostos da borracha, era
difícil guiar um superesportivo
por mais de três horas sem ser
importunado pelo zumbido do
atrito do pneu com o asfalto.
Hoje, ter aderência em qualquer tipo de piso e eficiência
nas frenagens já não são mais
os únicos critérios de escolha
dos pneus dos carros velozes,
cada vez mais fáceis de guiar e
usados no dia a dia.
Por isso, os motoristas também passaram a exigir dos
pneus de alta performance durabilidade e baixo ruído.
A terceira geração do pneu
esportivo da Michelin, o Pilot
Sport 3 (também chamado de
PS3), chega com desenho assimétrico horizontal e vertical da
banda para criar "notas musicais" distintas ao rodar, sem
cansar os ouvidos dos ocupantes em trajetos longos.
"Cada sulco e gomo do pneu
foi projetado para otimizar diferentes funções, como o escoamento da água do solo e a
criação de uma frequência sonora irregular, que melhora a
"musicalidade" ao rodar", explica Dimitry Molokanov, gerente
de negócios da Michelin.
Na pista de teste, pelo menos,
foi impossível notar os acordes
pneumáticos.
Sílica
O Pilot Sport 3 gera pouco
ruído e não "canta" tanto graças a um composto inédito de
sílica e elastômeros.
Em relação aos concorrentes, o pneu da Michelin mostra
melhor "grip" em curvas e em
frenagens no molhado.
A chegada do pneu ao Brasil
está prevista para maio em dimensões de 16 a 19 polegadas e
equipará, de série, carros como
o Mercedes E63 AMG.
O pneu de aro 17, que deve
ser o mais vendido da gama,
custará R$ 1.135 a unidade,
mais que rivais como o Goodyear Eagle F1 (R$ 1.100) e o
Pirelli PZero Rosso (R$ 1.000).
(FELIPE NÓBREGA)
O jornalista viajou a convite da Michelin
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