São Paulo, domingo, 21 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Etiquetagem de pneus já é lei na União Europeia

DO ENVIADO ESPECIAL

Aprovada em dezembro pelo parlamento da União Europeia, a etiquetagem de pneus será obrigatória a partir de novembro de 2012 nos países do bloco.
Inspirada no selo de consumo de geladeiras, a etiqueta mostrará o desempenho do pneu em relação à resistência à rolagem (influencia no consumo de combustível), ruído e aderência em piso molhado.
"O consumidor poderá escolher por meio de critérios ambientais, de conforto e de segurança", opina Andris Piebalgs, comissário de energia da UE.
Segundo estudos do parlamento, dependendo do pneu, pode haver variação de até 10% no consumo de combustível.
As etiquetas devem estimular a escolha consciente de pneus. Estima-se que os carros deixarão de emitir 4 milhões de toneladas de CO2 por ano -é a poluição da frota de Brasília (1,1 milhão de veículos).
Longe de sancionar lei similar, o Brasil também vê os EUA negociando a aprovação do programa de etiquetagem para pneus. No Japão, o projeto também segue, mas em caráter experimental. (FN)


Texto Anterior: Peças & acessórios: Pneu esportivo vira assimétrico para ter "musicalidade" e aderência
Próximo Texto: Cartas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.