|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
FORA-DE-ESTRADA
Com técnica correta, é possível atravessar água e lama num automóvel com tração 4x2, dizem especialistas
Em seu limite, carro "normal" encara trilha
DA REDAÇÃO
Um carro normal, com tração
em duas rodas, também pode
passar bem por trechos de lama
ou erosão. Segundo especialistas,
basta saber a técnica e conhecer as
limitações do automóvel.
"Não dá para fazer muita coisa
em fora-de-estrada com um carro
4x2 só porque ele tem uma "maquiagem" e um nome de aventura", diz o jipeiro Sergio Braganti,
do site Adrenalama, referindo-se
a veículos que ganham de fábrica
uma aparência mais selvagem,
mas que não dispõem de recursos
adicionais significativos.
Mas é possível, por exemplo,
atravessar um atoleiro. Para tanto, a área a ser atravessada não deve ter um comprimento maior do
que três vezes o tamanho do carro. "Se não houver opção, entre
com certo "embalo" e tente manter
a velocidade sem trocar de marchas", aconselha Braganti.
Elementos básicos
O site da empresa brasileira
Troller (www.troller.com.br),
que fabrica seus jipes no Ceará,
aponta que os carros 4x4 precisam receber a mesma atenção dedicada a qualquer veículo regular.
Por serem mais robustos, os automóveis com tração integral tendem a gerar nos donos um certo
desleixo em relação à manutenção básica do veículo.
A montadora observa a necessidade de deixar em dia itens que
garantem a segurança dentro e fora das estradas: estado dos pneus
e do estepe, faróis, setas, freios,
triângulo de emergência, extintor
de incêndio e macaco.
Outro recurso indicado pela
Troller para quem faz trilhas é
construir uma "gaiola" -um sistema de estruturas metálicas tubulares (como um santantônio),
que protege totalmente a parte superior da carroceria e da cabine,
em caso de capotamento, que não
é incomum na atividade.
A filial brasileira da montadora
japonesa Mitsubishi Motors recomenda que seja feita uma escolha
adequada dos pneus para a prática do "off-road". A regra básica é
a seguinte: quanto mais liso é o
pneu, mais indicado ele é para o
asfalto seco.
(APF)
Texto Anterior: Fora-de-estrada: Jeito vale mais que tração para sair da lama Próximo Texto: Reboque Índice
|