São Paulo, domingo, 21 de março de 2004

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FORA-DE-ESTRADA

Com técnica correta, é possível atravessar água e lama num automóvel com tração 4x2, dizem especialistas

Em seu limite, carro "normal" encara trilha

DA REDAÇÃO

Um carro normal, com tração em duas rodas, também pode passar bem por trechos de lama ou erosão. Segundo especialistas, basta saber a técnica e conhecer as limitações do automóvel.
"Não dá para fazer muita coisa em fora-de-estrada com um carro 4x2 só porque ele tem uma "maquiagem" e um nome de aventura", diz o jipeiro Sergio Braganti, do site Adrenalama, referindo-se a veículos que ganham de fábrica uma aparência mais selvagem, mas que não dispõem de recursos adicionais significativos.
Mas é possível, por exemplo, atravessar um atoleiro. Para tanto, a área a ser atravessada não deve ter um comprimento maior do que três vezes o tamanho do carro. "Se não houver opção, entre com certo "embalo" e tente manter a velocidade sem trocar de marchas", aconselha Braganti.

Elementos básicos
O site da empresa brasileira Troller (www.troller.com.br), que fabrica seus jipes no Ceará, aponta que os carros 4x4 precisam receber a mesma atenção dedicada a qualquer veículo regular.
Por serem mais robustos, os automóveis com tração integral tendem a gerar nos donos um certo desleixo em relação à manutenção básica do veículo.
A montadora observa a necessidade de deixar em dia itens que garantem a segurança dentro e fora das estradas: estado dos pneus e do estepe, faróis, setas, freios, triângulo de emergência, extintor de incêndio e macaco.
Outro recurso indicado pela Troller para quem faz trilhas é construir uma "gaiola" -um sistema de estruturas metálicas tubulares (como um santantônio), que protege totalmente a parte superior da carroceria e da cabine, em caso de capotamento, que não é incomum na atividade.
A filial brasileira da montadora japonesa Mitsubishi Motors recomenda que seja feita uma escolha adequada dos pneus para a prática do "off-road". A regra básica é a seguinte: quanto mais liso é o pneu, mais indicado ele é para o asfalto seco. (APF)


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