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CARRO FOLHA 98
Eletrônica põe cupê da Mercedes no topo
EDSON FRANCO
Editor de Veículos
Na categoria dos esportivos,
ocorreu uma disputa entre peixes
grandes, e rápidos. No final das
contas, tradição, luxo e o aspecto
sedutor provocado pelo logotipo
da estrela acabaram decidindo a
parada em favor do Mercedes-Benz CLK.
Ele não é o
mais rápido
entre os concorrentes. De
acordo com os
números do
Instituto Mauá
de Tecnologia,
o cupê alemão
leva 8,79 segundos para ir
da imobilidade
aos 100 km/h.
O Volvo C70
precisa de só
8,38 segundos.
Por outro lado, o CLK é o
que possui o
interior mais
bem-acabado e
o que conta
com o maior
número de
itens eletrônicos para proporcionar conforto aos passageiros.
E o conforto
gerado pela eletrônica começa antes de entrar no carro, mais exatamente na chave, que na verdade é
um dispositivo com um microchip
capaz de emitir raios infravermelhos. Com ela, o motorista consegue acionar o alarme, destravar o
porta-malas e abrir o teto solar à
distância.
Mas é no interior do cupê que o
motorista é brindado com um
show de eletrônica. Para começar,
há os ajustes dos bancos. Dispostos no painel da porta, os comandos têm a forma de assento, encosto e apoio de cabeça. Ajustá-los é
absolutamente intuitivo.
O carro tem um dispositivo que
pode representar um alívio para as
colunas das garagens subterrâneas
dos edifícios. Trata-se do sistema
Parktronic, que faz soar um alarme toda vez em que o CLK estiver
próximo a uma parede, carro, pessoa ou objeto.
Outro acessório "antibarbeiragem" está ligado ao espelho retrovisor do lado direito. Toda vez em
que a marcha à ré é engatada, o espelho se inclina, de modo que o
motorista possa ver o meio-fio.
Concepção
Apesar de repartir com a Classe E
o conjunto de quatro faróis arredondados na frente, o CLK tem um
visual muito mais agressivo. Numa
primeira olhada, o cupê parece ter
tamanho suficiente para integrar a
família de seu "irmão" mais caro.
Mas vê-los lado a lado mostra como o CLK está mais próximo da
Classe C. Construído na mesma
plataforma do sedã da Classe C, o
cupê é 7,11 cm mais comprido. Por
outro lado, ele é 23,37 cm menor
que a Classe E.
Sob o capô, o CLK tem um motor
V6 (seis cilindros em "V") que responde rápido aos comandos, tem
funcionamento macio e é silencioso. Tão silencioso que o motorista
pode questionar o seu poder de fogo, o que -os números provam-
é descabido.
Como no
Volvo C70, o
banco traseiro
do CLK permite que pessoas
com cerca de
1,70 m enfrentem trajetos
não muito longos sem reclamar de espaço
para os joelhos
e para a cabeça.
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