São Paulo, Domingo, 21 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARRO FOLHA 98

Prós do BMW 328i vão além do nome

Cleo Velleda/Folha Imagem
2º COLOCADO O sedã BMW 328i é o primeiro carro da nova Série 3 da fábrica alemã


LUÍS PEREZ
da Reportagem Local

Entre os carros do segmento, a vitória do novo BMW 328i - sedã médio da tradicionalíssima fábrica alemã- no "Carro Folha - 98" pode ser encarada, até para os mais leigos, como favas contadas.
O carro abocanhou 42% da preferência. Comendo poeira ficaram o Honda Civic (16%), o Fiat Marea (14%), o Alfa Romeo 156 e o Volvo S40 (11% cada). Mais distante, aparecem o Toyota Corolla (4%) e o Daewoo Nubira (1%).
Carro de forte relação afetiva com o brasileiro -a antiga Série 3 era o símbolo da entrada dos carros importados no país, no início dos anos 90-, o sedã remodelado dá um show de tecnologia, desempenho e segurança.
Lançado em maio na Europa e nos EUA, traz linhas mais suaves e arredondadas, além de uma carroceria um pouco maior. Trata-se de um carro totalmente novo. Apesar disso, não perdeu a identidade.
Por fora, chama a atenção o desenho mais moderno, favorável à aerodinâmica e à acústica. Também merecem destaque os novos faróis e as lanternas traseiras em "L".
O principal defeito do 328i é a falta de espaço interno. Quem viaja no banco de trás, onde não cabem três pessoas, só fica bem acomodado se as pernas não forem longas.
Vale lembrar, ainda, que é bem mais caro que os seus concorrentes na disputa -está na faixa dos US$ 80 mil. O Volvo S40, por exemplo, custa US$ 41,5 mil.

Comodidade
Os instrumentos do sedã da BMW são bem posicionados e facilitam o comando do motorista, que tem à disposição, no volante, controlador de velocidade e comandos do sistema de som.
Um computador de bordo informa dados como velocidade média, autonomia, consumo na última viagem e temperatura externa.
O motor 2.8, de seis cilindros, desenvolve potência de 193 cv. O carro é também "forte" -90% do torque (força) total é desenvolvido às 3.000 rpm (rotações por minuto), o que proporciona segurança. Os itens mais bem pensados no sedã foram o design -a grade dianteira foi incorporada ao capô- e a segurança.
A grande inovação são os seis airbags de série -dois laterais, dois frontais e dois de cabeça.
Há ainda novas maçanetas, mais fáceis de abrir em caso de acidente, e tanque de combustível mais resistente, entre outros itens que tornam o carro mais seguro.
Um dos mais eficazes é o CBC (Cornering Brake Control), que age em conjunto com o sistema ABS, controlando o carro em curvas e evitando que o 328i siga a tendência de sair de traseira.
A BMW apresentou, no Salão de Genebra (Suíça), que termina hoje, o cupê da Série 3, que se caracteriza pelos contornos dos faróis.


Texto Anterior: Eletrônica põe cupê da Mercedes no topo
Próximo Texto: Fama coloca o Audi A6 no alto do pódio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.