São Paulo, Domingo, 21 de Março de 1999 |
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
CARRO FOLHA 98 Prós do BMW 328i vão além do nome
LUÍS PEREZ da Reportagem Local Entre os carros do segmento, a vitória do novo BMW 328i - sedã médio da tradicionalíssima fábrica alemã- no "Carro Folha - 98" pode ser encarada, até para os mais leigos, como favas contadas. O carro abocanhou 42% da preferência. Comendo poeira ficaram o Honda Civic (16%), o Fiat Marea (14%), o Alfa Romeo 156 e o Volvo S40 (11% cada). Mais distante, aparecem o Toyota Corolla (4%) e o Daewoo Nubira (1%). Carro de forte relação afetiva com o brasileiro -a antiga Série 3 era o símbolo da entrada dos carros importados no país, no início dos anos 90-, o sedã remodelado dá um show de tecnologia, desempenho e segurança. Lançado em maio na Europa e nos EUA, traz linhas mais suaves e arredondadas, além de uma carroceria um pouco maior. Trata-se de um carro totalmente novo. Apesar disso, não perdeu a identidade. Por fora, chama a atenção o desenho mais moderno, favorável à aerodinâmica e à acústica. Também merecem destaque os novos faróis e as lanternas traseiras em "L". O principal defeito do 328i é a falta de espaço interno. Quem viaja no banco de trás, onde não cabem três pessoas, só fica bem acomodado se as pernas não forem longas. Vale lembrar, ainda, que é bem mais caro que os seus concorrentes na disputa -está na faixa dos US$ 80 mil. O Volvo S40, por exemplo, custa US$ 41,5 mil. Comodidade Os instrumentos do sedã da BMW são bem posicionados e facilitam o comando do motorista, que tem à disposição, no volante, controlador de velocidade e comandos do sistema de som. Um computador de bordo informa dados como velocidade média, autonomia, consumo na última viagem e temperatura externa. O motor 2.8, de seis cilindros, desenvolve potência de 193 cv. O carro é também "forte" -90% do torque (força) total é desenvolvido às 3.000 rpm (rotações por minuto), o que proporciona segurança. Os itens mais bem pensados no sedã foram o design -a grade dianteira foi incorporada ao capô- e a segurança. A grande inovação são os seis airbags de série -dois laterais, dois frontais e dois de cabeça. Há ainda novas maçanetas, mais fáceis de abrir em caso de acidente, e tanque de combustível mais resistente, entre outros itens que tornam o carro mais seguro. Um dos mais eficazes é o CBC (Cornering Brake Control), que age em conjunto com o sistema ABS, controlando o carro em curvas e evitando que o 328i siga a tendência de sair de traseira. A BMW apresentou, no Salão de Genebra (Suíça), que termina hoje, o cupê da Série 3, que se caracteriza pelos contornos dos faróis. Texto Anterior: Eletrônica põe cupê da Mercedes no topo Próximo Texto: Fama coloca o Audi A6 no alto do pódio Índice |
|