São Paulo, Domingo, 21 de Março de 1999
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Tradição e modernidade empatam

da Reportagem Local

Entre as picapes, carros feitos para quem precisa de força no trabalho e de beleza para a vida social, o leitor da Folha prefere Mitsubishi L200 (25%) e Dodge Dakota (22%), ambos nacionais, uma escolha bem acertada.
Mesmo assim, a propaganda mostra sua força. A Nissan Frontier, uma picape excelente, foi injustiçada pela falta de fama e ficou em quarto lugar, mas isso não diminui os méritos das vencedoras.
A L200, de design antiquado, mas agressivo e robusto, é produzida no Brasil desde setembro do ano passado. É uma picape para trabalho pesado, mas que se presta a passeios urbanos. No Japão, ela se chama Strada e foi reestilizada.
A Dakota, também com estilo agressivo, é feita no Brasil desde julho e tem muito menos equipamentos do que a fabricada nos EUA. Faltam à nacional a opção de bolsa de ar, cabine dupla e tração nas quatro rodas. Esses dois últimos itens são de série na L200.
Na última semana, foi lançada no Brasil a primeira versão a diesel da Dakota no mundo, compensando uma das deficiências do modelo.
O preço não ajuda. A cabine simples custa R$ 36,9 mil e a estendida, R$ 39.640, contra R$ 35.736 da L200 GL e R$ 39.256 da GLS.
Essa versão pode conquistar clientes da L200 com um apelo mais emocional, aproveitando falhas da L200, como o pouco espaço na cabine dupla e o acabamento simples e de linhas angulosas.
A L200 pode reagir a essa investida adotando o visual de sua versão japonesa, semelhante ao da Pajero Sport, que pode ser visto no site www.mitsubishi-motors.co.jp/PRODUCTSS/strada.html. (GHR)




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