São Paulo, domingo, 21 de agosto de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Príncipe herdeiro

Evoque traz ousadia à Land Rover e quer a coroa de mais vendido da marca

Ricardo Ribeiro/Folhapress
Parece um conceito, mas não é: o menor dos Land Rover chega em novembro

RICARDO RIBEIRO
ENVIADO ESPECIAL AO PAÍS DE GALES

Entre os 70 mil habitantes de Anglesey, dois ilustres se destacam: o príncipe William e sua esposa, Kate. Foi nessa pacata ilha no País de Gales que a Land Rover apresentou o Range Rover Evoque.
Assim como os jipões da linha são usados pela rainha Elizabeth, o Evoque parece sob medida para William e Kate. O casal retrata o interesse da monarquia britânica em mostrar que manteve valores, mas se modernizou. O Evoque nasceu para fazer o mesmo com a imagem da Land Rover e assumir o primeiro lugar em vendas da marca.
O preço do carro que chega às revendas brasileiras em novembro ainda não foi divulgado. Mas, segundo Flávio Padovan, presidente da Land Rover para América Latina e Caribe, a versão de entrada custará menos de R$ 180 mil.

MOTOR TURBO
Há duas opções de carroceria: quatro portas ou cupê (duas portas e teto mais baixo na traseira), ambas com 4,36 metros de comprimento. O Evoque vendido no Brasil terá motor 2.0 turbo a gasolina (240 cv), câmbio automático de seis marchas e tração 4x4.
A Folha avaliou o cupê em um percurso de 200 km entre o País de Gales e o sul da Inglaterra. Na estrada, o Evoque devorou curvas com a estabilidade de um hatch compacto. A engenharia explica: a nova suspensão independente foi beneficiada por um centro de gravidade mais baixo.
Embora seja o mais urbano dos Land Rover, o Evoque impressiona pela valentia na lama. Mesmo com pneus de perfil baixo e 2,7 cm mais perto do solo que o Freelander, o veículo superou com tranquilidade terrenos acidentados e de baixa aderência.
Além dos bons ângulos de ataque e saída, o Evoque herdou o Terrain Response, sistema que oferece cinco ajustes para diferentes tipos de piso. A seleção é feita por meio de um botão no console.
Há também controles eletrônicos para manter o carro parado em subidas e auxiliar nas frenagens em descidas.
O espaço do interior acomoda cinco adultos com conforto e acabamento requintado. Sistemas de navegação e entretenimento estão integrados na tela central do painel.
Ao chegar a Liverpool, o Evoque atraiu olhares curiosos até de velhinhas inglesas que já frequentavam a catedral da cidade muito antes de os Beatles tocarem no Cavern Club. Sucessos meteóricos são raros, mas o Evoque tem predicados para conquistar uma boa posição nas paradas.

O jornalista viajou a convite da Land Rover, que cedeu o Evoque para avaliação


Próximo Texto: Teste Folha-Mauá: S60 T6 é um sueco com sotaque alemão
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.