São Paulo, domingo, 21 de agosto de 2011

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TESTE FOLHA-MAUÁ

S60 T6 é um sueco com sotaque alemão

Com motor seis cilindros e turbo, versão mais cara do sedã Volvo tem desempenho típico dos rivais germânicos

Sistema de segurança reconhece a silhueta humana e ajuda a evitar atropelamentos; carro pode frear sozinho


EDUARDO SODRÉ
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS

Pode contar no relógio: você vai levar cerca de 6 segundos para ler este trecho, que vai até o primeiro ponto do texto. Saiba que este foi o tempo que o Volvo S60 T6 "demorou" para atingir os 100 km/h no teste Folha/Mauá.
Alguém há de dizer que isso não é nada assombroso, pois carros mais rápidos já passaram pela pista. Mas trata-se de um sedã Volvo!
Outrora conservador, o S60 se transmutou em um modelo realmente rápido na versão T6, com uma pegada típica dos alemães de boa estirpe. Dentro de sua faixa de preço (R$ 169,9 mil), não há Audi, Mercedes ou BMW que ofereça tanta volúpia.
O Volvo foi entregue para o teste em um resort na cidade de Porto Feliz (118 km de São Paulo). Para chegar ao local é preciso passar por uma estrada de terra. Deu pena ver o carro preto coberto de poeira...
No acesso à rodovia, foi preciso acelerar para entrar na pista com segurança. O Volvo respondeu com um ronco vigoroso e um salto para a frente, sem perder a tração, que é integral.
A rodovia Castelo Branco foi o palco ideal para testar o controle de velocidade adaptativo. A função é mais do que o sistema popularmente conhecido como "piloto automático", pois, além de manter a velocidade de cruzeiro, reduz o ritmo sempre que há um carro mais lento à frente.
Dessa forma, é possível manter sempre distância segura do veículo que vai adiante, sem precisar frear.

RECONHECIMENTO
O S60 T6 até para sozinho. Um exemplo se dá quando um pedestre atravessa a rua sem notar sua chegada. O Volvo tem câmeras que "reconhecem" a silhueta humana.
Por dentro, há luxos sem excessos. Os bancos de couro são item de série na versão T6, bem como os faróis de xenônio. O console central vazado tem sua beleza, mas já não é novidade na linha.
A boa nova é a chegada de mais um integrante ao seleto clube dos sedãs esportivos de alto nível. Os alemães saúdam este sueco atrevido.

A montadora cedeu o carro para teste
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
0/xx/11/4239-3092; www.maua.br



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