São Paulo, domingo, 21 de setembro de 2008

Próximo Texto | Índice

Fermento nos compactos

Perua do Fox anda mais que a do Palio e é mais equipada; banco deslizante dá mais espaço no bagageiro

Marcelo Justo/Folha Imagem
A Palio (à esq.) tem detalhes à la Alfa Romeo, em especial na traseira; SpaceFox, com 4,18m, é 57mm mais curta que rival

FELIPE NÓBREGA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O bebê chegou -e, com ele, vieram a mala de fraldas, o carrinho, os brinquedos. Nessa fase, qualquer passeio familiar se transforma numa mudança.
Acomodar tudo no hatch compacto é praticamente impossível. A solução, então, é colocar fermento no porta-malas.
Com quase o dobro da capacidade para bagagem, as peruas e os sedãs pequenos aparecem como as opções mais acessíveis.
É verdade que só eles possuem motor 1.0. Elas, ao dispensarem o rótulo de "populares", são encontradas por a partir de R$ 40 mil. E a versatilidade lhes dá público fiel.
Nesse segmento, dois modelos disputam a preferência do consumidor: a Fiat Palio Weekend e a Volkswagen SpaceFox, que, desde o começo do ano, revezam-se no posto de perua mais emplacada no país.
A Palio Weekend ELX 1.4 -a única que não tem aparência fora-de-estrada- e a SpaceFox 1.6, apesar de competirem no mesmo segmento, têm características tão distintas que até o bebê seria capaz de notá-las.
Devidamente afivelado no banco traseiro, talvez o pequeno dormisse mais rápido no modelo da Fiat. Mérito da suspensão macia, que absorve melhor as imperfeições do solo.
Mas, se a temperatura estiver muito quente, esqueça. Na Palio básica, o ar-condicionado é opcional, e o trio elétrico também. Essa é uma das artimanhas da Fiat para dizer que a sua perua custa a partir de R$ 40.820, numa configuração só encontrada no papel.
Nas revendas, se não tiver "o kit Attractive III [pacote de R$ 4.973, com ar, vidros traseiros escurecidos, rodas de liga, trava e vidros elétricos], não vende", avisa Adriana Drigo, consultora de vendas da Sinal Alphaville.
Em contrapartida, a Palio Weekend traz itens exclusivos, como computador de bordo, e alerta o motorista caso ele ultrapasse o limite de velocidade preestabelecido.
A SpaceFox, mesmo na configuração mais simples, é bem equipada. Por R$ 48.250, oferece rodas de aro 15 e travamento das portas por controle remoto.
Bacana é o banco traseiro deslizante, que aumenta o espaço para as pernas ou para a bagagem. O porta-malas pode crescer de 430 l para 527 l. A oponente leva 460 l.

Sem atraso
Depois de passarem no supermercado e deixarem a criançada na escola, as duas rivais seguiram à pista de teste.
O motor 1.6 de até 103 cv (cavalos) da SpaceFox é mais ágil que o 1.4 de até 86 cv que equipa a Palio Weekend.
Na prova de aceleração da imobilidade aos 120 km/h, a perua da VW, abastecida com álcool, é cerca de 4,5s mais rápida. Nas retomadas, idem.
Entretanto a vantagem se inverte quando a prioridade é a economia de combustível. Na cidade, também com álcool, a Fiat é 15% mais econômica. Pelo menos no posto terá troco -se a molecada não avistar os doces da loja de conveniência.


INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092




Próximo Texto: Meriva ganha motor 1.4 sem ficar mais econômica
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.