UOL


São Paulo, domingo, 21 de dezembro de 2003

Próximo Texto | Índice

"POPULARES"

Os dois têm desempenho próximo, mas modelo da Fiat é mais barato e tem melhor dirigibilidade na cidade

Perfil urbano é trunfo do Palio contra o Fox

JOSÉ AUGUSTO AMORIM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Não tem jeito. O governo pode mexer no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), mas eles continuam os maiorais. Até novembro, os "populares" ocupavam 62,7% do mercado, segundo a Anfavea (associação das montadoras). E a disputa ganhou dois representantes: Volkswagen Fox e Fiat Palio.
O Fox é um projeto nacional que nasceu com a missão de levar a VW de volta à liderança de vendas -hoje ela amarga o terceiro lugar. A Fiat reagiu rápido e antecipou a reestilização de seu principal produto, assinada por Giorgetto Giugiaro, da Italdesign.
O Palio teve alterações no motor 1.0, que passou de 55 cv (cavalos) para 65 cv. O Fox é oferecido na versão Total Flex -movida a álcool e gasolina- e gera 72 e 71 cv, respectivamente. O valor do torque (força) é o mesmo: 9,1 kgfm, mas a diferença está quando ele surge. No Palio, aparece a 3.000 rpm; no Fox, a 4.500 rpm.
Essa diferença é facilmente percebida na cidade. É preciso pisar fundo no acelerador do Fox para a "raposa" acordar. É mais fácil controlar as rotações no Palio, já que o mostrador do Fox é bem pequeno e de difícil visualização. Além disso, o Palio não usa tanto plástico no interior quanto o VW.

Na pista
Os números dos testes Folha-Mauá mostram equilíbrio. Na aceleração de 0 a 100 km/h, o Palio levou 18,37s -apenas 0,02s à frente do Fox. Com álcool, ele precisa de 16,6s. A vantagem do modelo da Fiat está nas retomadas, todas mais rápidas.
A Fiat aposta no preço. O Palio custa R$ 19.970, R$ 1.020 a menos que o Fox. E ainda tem, de série, pára-choque pintado na cor do veículo e limpador e lavador do vidro traseiro, opcionais que saem por R$ 1.030 no Fox.
O equilíbrio também marca os preços dos opcionais. A VW cobra R$ 1.280 pela direção hidráulica, R$ 80 a mais que a Fiat. A diferença aumenta no caso do ar-condicionado -R$ 350 a favor do Palio, que oferece airbag duplo por R$ 1.803. Esse equipamento não está disponível no Fox.
O espaço interno do carro da VW é melhor. Seu entreeixos é de 2,46 m, contra 2,37 m do Palio. Além disso, seus bancos traseiros podem deslizar.



Próximo Texto: Comparativo: Em desafio de minivans, gosto se discute
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.