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Brasil na crista da onda
Mostra ganha importância, e 4 maiores fábricas apresentam conceitos criados no país
JOSÉ AUGUSTO AMORIM
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS
FABIANO SEVERO
DA REPORTAGEM LOCAL
Começou, na quinta-feira, a
nona edição do Salão de Santiago. Mas ninguém se preocupou
muito: no mesmo dia, começou
o 24º Salão de São Paulo, o mais
importante da América Latina.
Além das supermáquinas, como o Ferrari 599 GTB Fiorano
e o Lamborghini Gallardo, as
quatro maiores fábricas brasileiras surpreenderam e mostraram conceitos criados aqui.
"A General Motors escolheu
oito salões para destacar suas
novas tecnologias, e o de São
Paulo é um deles", diz o vice-presidente de design mundial,
Ed Welburn. A filial local é, hoje, a responsável pelo desenvolvimento de picapes e utilitários
esportivos médios -e o resultado é o Chevrolet Prisma Y.
"A GM voltou a ser uma companhia guiada pelo design."
O conceito -baseado no sedã
do Celta- é a aposta para combater o Ford EcoSport. Mas sua
produção depende da aprovação do público que visitar o estande e do consentimento orçamentário da matriz. A linha
de Gravataí (RS) só deve produzi-lo em 2009. "Pessoalmente,
eu gostaria que ele fosse feito",
confessa o presidente da GM do
Brasil, Ray Young.
Young lembra que o desenho
do Chevrolet Captiva -fabricado na Coréia do Sul e vendido
na Europa- é uma criação brasileira. Mas ele desconversa se
esse é o substituto do Blazer:
"Só temos como importar com
acordos de livre comércio".
Outra surpresa foi o Fiat
Concept Car Adventure. Também chamado de FCC, o carro é
um resumo de como a marca
enxerga as tendências dos carros fora-de-estrada: linhas robustas e vincadas, pára-choques agressivos e estepe na
tampa do porta-malas. O Palio
Adventure guarda o pneu sobressalente sob o assoalho, enquanto, na nova Idea Adventure, ele já está do lado de fora.
"A linha Adventure é uma
das mais bem-sucedidas da
Fiat e, com o FCC, continuará a
ditar moda e a influenciar todo
o segmento "off-road light'",
afirma Lélio Ramos, diretor comercial da Fiat. Desenvolvido
no centro de estilo da Fiat em
Betim (MG), o FCC usa o motor
2.4 16V de 167 cavalos do Stilo
Abarth, além de ter tração
dianteira e diferencial blocado.
A Ford -que recuperou suas
vendas depois de criar uma linha específica ao público brasileiro- revelou o Fiesta Trail
Concept. Ele não será produzido para não tirar vendas do
EcoSport, mas indica as linhas
do Fiesta reestilizado, que chega antes de março de 2007. A
parte mecânica foi mantida.
Mais uma
A Volkswagen também embarcou na moda dos carros com
aparência fora-de-estrada e
trouxe a SpaceFox Crossover.
Ainda um conceito, ela está no
salão para receber sugestões
dos clientes, que podem criticar a ausência do estepe para
fora do porta-malas ou elogiar
o acabamento em couro.
Para ver todas essas novidades -e os 500 carros expostos-, é preciso ir ao Anhembi
até o próximo domingo. Coincidência ou não, é no dia 29 que
acaba o Salão de Santiago.
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