São Paulo, domingo, 22 de outubro de 2006

Texto Anterior | Índice

peças & acessórios

Equipamentos ganham chancela de original

Fábricas criam opções para personalizar; revendas da Dodge e da Honda, por exemplo, passam a oferecê-las

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quem gosta de presentear o próprio carro vai ficar em dúvida sobre o que escolher quando se deparar com o modelo igual ao seu, mas totalmente equipado no Salão de São Paulo. Em praticamente todos os estandes, há versões personalizadas e uma loja com o que pode dar ao carro uma nova aparência.
A Dodge Ram tomou um banho de loja -a que está no estande da marca no Anhembi contabiliza R$ 25 mil em acessórios. A empresa lança uma linha, já disponível nas autorizadas, para deixar a picape com uma cara ainda mais agressiva.
Agora a Ram pode ter opcionais como entrada de ar no capô, pára-choque alargado, espelho para trailer e sistema de divisão de cargas para a caçamba, além de pneus que passam dos originais 245 mm de largura para 305 mm. O estribo lateral ajuda a subir com mais facilidade na cabine.
A Peugeot fez uma parceria com a oficina VTuning e levou para o evento um 206 "irreconhecível", com motor de 160 cv (cavalos) e equipamentos no valor de R$ 100 mil, que podem ser adquiridos um de cada vez.
Para começar pelos equipamentos que mais chamam a atenção, ele herdou a "boca" e as rodas cromadas do 407 Coupé, os faróis com máscara negra do europeu 1007 e os pára-lamas alargados do campeão de rali da marca. A tampa traseira foi retrabalhada artesanalmente, e as maçanetas, polidas. A Altezza Led forneceu as lanternas, e os pneus 215/35Z R18 foram fabricados pela Toyo.
As mudanças não param por aí. Internamente, o carro recebeu bancos do tipo concha revestidos de couro, pedaleiras esportivas e teto solar duplo.
A concorrência, claro, não podia ficar atrás. A Renault levou um Clio 1.6 16V, batizado de Tuning, com R$ 40 mil em equipamentos. A montadora promete vender o modelo exclusivo no dia 29, o último do salão, por R$ 59 mil.
Além de ser equipado com as rodas do Mégane, o Clio ganhou um kit esportivo com spoiler na dianteira e na traseira, saias laterais e lanternas do tipo cristal -que, no Fusion que a Ford preparou, são fumê.

Timidez
A Honda preferiu acessórios mais discretos para o Civic e para o Fit, apresentando-os no Salão de São Paulo e oferecendo-os nas concessionárias. O sedã pode ganhar, entre outros, aerofólio, calhas nas portas, protetor de pára-choque e ponteira para o escapamento. Já o monovolume recebeu uma grade dianteira personalizada e uma rede que impede que o que estiver no porta-malas "dance".
A General Motors desbancou o Celta, que, até então, era o Chevrolet com maior opções de acessórios -com 39 itens- e elegeu o Prisma o seu novo campeão, que tem disponibilizados mais de 40 itens.
O gerente de marketing de acessórios da GM, Cláudio D'Agostini Nascimento, diz que há novidades para todos os modelos. O rack, por exemplo, passa a ser um equipamento para a Meriva, o Corsa e o Classic, além do próprio Prisma.
No Anhembi, a montadora mostrou um DVD que pode ser instalado no encosto dos bancos dianteiros e que vai estar nas revendas no início do próximo ano. (ROSANGELA DE MOURA)


Texto Anterior: Com Civic e Fit, Honda se destaca em "flex"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.