|
Texto Anterior | Índice
peças & acessórios
Equipamentos ganham chancela de original
Fábricas criam opções para personalizar; revendas da Dodge e da Honda, por exemplo, passam a oferecê-las
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Quem gosta de presentear o
próprio carro vai ficar em dúvida sobre o que escolher quando
se deparar com o modelo igual
ao seu, mas totalmente equipado no Salão de São Paulo. Em
praticamente todos os estandes, há versões personalizadas
e uma loja com o que pode dar
ao carro uma nova aparência.
A Dodge Ram tomou um banho de loja -a que está no estande da marca no Anhembi
contabiliza R$ 25 mil em acessórios. A empresa lança uma linha, já disponível nas autorizadas, para deixar a picape com
uma cara ainda mais agressiva.
Agora a Ram pode ter opcionais como entrada de ar no capô, pára-choque alargado, espelho para trailer e sistema de
divisão de cargas para a caçamba, além de pneus que passam
dos originais 245 mm de largura para 305 mm. O estribo lateral ajuda a subir com mais facilidade na cabine.
A Peugeot fez uma parceria
com a oficina VTuning e levou
para o evento um 206 "irreconhecível", com motor de 160 cv
(cavalos) e equipamentos no
valor de R$ 100 mil, que podem
ser adquiridos um de cada vez.
Para começar pelos equipamentos que mais chamam a
atenção, ele herdou a "boca" e
as rodas cromadas do 407 Coupé, os faróis com máscara negra
do europeu 1007 e os pára-lamas alargados do campeão de
rali da marca. A tampa traseira
foi retrabalhada artesanalmente, e as maçanetas, polidas. A
Altezza Led forneceu as lanternas, e os pneus 215/35Z R18 foram fabricados pela Toyo.
As mudanças não param por
aí. Internamente, o carro recebeu bancos do tipo concha revestidos de couro, pedaleiras
esportivas e teto solar duplo.
A concorrência, claro, não
podia ficar atrás. A Renault levou um Clio 1.6 16V, batizado
de Tuning, com R$ 40 mil em
equipamentos. A montadora
promete vender o modelo exclusivo no dia 29, o último do
salão, por R$ 59 mil.
Além de ser equipado com as
rodas do Mégane, o Clio ganhou um kit esportivo com
spoiler na dianteira e na traseira, saias laterais e lanternas do
tipo cristal -que, no Fusion
que a Ford preparou, são fumê.
Timidez
A Honda preferiu acessórios
mais discretos para o Civic e
para o Fit, apresentando-os no
Salão de São Paulo e oferecendo-os nas concessionárias. O
sedã pode ganhar, entre outros,
aerofólio, calhas nas portas,
protetor de pára-choque e ponteira para o escapamento. Já o
monovolume recebeu uma grade dianteira personalizada e
uma rede que impede que o que
estiver no porta-malas "dance".
A General Motors desbancou
o Celta, que, até então, era o
Chevrolet com maior opções de
acessórios -com 39 itens- e
elegeu o Prisma o seu novo
campeão, que tem disponibilizados mais de 40 itens.
O gerente de marketing de
acessórios da GM, Cláudio D'Agostini Nascimento, diz que há
novidades para todos os modelos. O rack, por exemplo, passa
a ser um equipamento para a
Meriva, o Corsa e o Classic,
além do próprio Prisma.
No Anhembi, a montadora
mostrou um DVD que pode ser
instalado no encosto dos bancos dianteiros e que vai estar
nas revendas no início do próximo ano.
(ROSANGELA DE MOURA)
Texto Anterior: Com Civic e Fit, Honda se destaca em "flex" Índice
|