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São Paulo, domingo, 23 de março de 2003

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CARTAS

Polo com barulhos
"Há 19 meses estou postulando à Volkswagen a eliminação de um barulho irritante existente no meu Polo Classic, adquirido em março de 2001. A montadora recomendou que a revenda Sabrico tomasse providências, mas nenhuma delas surtiu efeito."
Dilso Fernandes (Botucatu, SP)

Resposta - A Volkswagen afirma que ouviu o gerente técnico da Sabrico e soube que o assunto foi resolvido em novembro passado. Diante dessa nova manifestação, a VW disse que orientou a revenda a reavaliar o veículo e agendar uma nova data.

Réplica - O leitor diz que o carro já foi reavaliando pela Sabrico cinco vezes e agora está na revenda Aspen.


Golf com alarme clonado
"Sou o único dono de um Golf 2.0, modelo 2001, com todos os opcionais. Uma vizinha, que comprou um Golf 1.6 com o mesmo sistema de alarme, abre meu carro com o controle do dela. Contatei a Volkswagen e a revenda onde adquiri o carro. Eles ficaram de ver o que poderia ser feito já há seis meses."
Rogério Ferraz de Oliveira (Campinas, SP)

Resposta - A Volkswagen diz que precisa dos dados do veículo e da concessionária, mas que encaminhou uma mensagem ao cliente solicitando que o carro seja apresentado ao gerente de serviços de uma autorizada.

Água nos faróis do Astra
"O que mais me chamou a atenção na reestilização do Astra foram os faróis, porém eles não podem ver água. Já levei o meu três vezes à revenda Ribrauto, mas o problema persiste. Liguei para o atendimento a clientes da General Motors, e eles me orientaram a voltar com o carro à autorizada."
Nathaniel de Oliveira Júnior (Ribeirão Preto, SP)

Resposta - Segundo a General Motors, o carro deve voltar à revenda para a eliminação dos inconvenientes, o que não ocorreu até o momento.

Réplica - O leitor conta à Folha que vai retornar com o carro à revenda em abril, quando terá de fazer a revisão obrigatória.

Peça do Palio só na revenda
"Tenho um Palio ELX 16V, 2001/2002, com 23 mil quilômetros rodados. Na revisão dos 20 mil, telefonei para a concessionária Sinal e soube que não seria cobrada a mão-de-obra, mas eu teria de pagar pelas peças. Indaguei se eu poderia levar componentes comprados por mim em outro lugar, já que as peças vendidas na concessionária são muito mais caras. Por telefone, fui informado de que era possível a minha proposta, mas, ao chegar à revenda, a história foi diferente: falaram que só poderiam efetuar a revisão se eu comprasse as peças ali mesmo e com aqueles preços. Acabei não fazendo a revisão, mas entrei em contato com a Fiat por telefone e pelo site. Até hoje, depois de mais de dois meses, não obtive retorno. Gostaria de pelo menos ser ouvido pela empresa, que não deu a mínima para um de seus clientes."
Fábio Bizari (São Paulo, SP)

Resposta - A Fiat afirma que esclareceu ao cliente que as peças precisam ser adquiridas na autorizada onde será feita a revisão obrigatória de fábrica.

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