São Paulo, domingo, 23 de julho de 2006

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Pequenos notáveis

Renato Stockler/Folha Imagem
O Série 1 mais potente oferece rodas de 17 polegadas e pacote 'M', do braço esportivo da BMW


Equipados e potentes, os menores BMW e Mercedes não devem nada a modelos maiores

Esportivo, Série 1 vira brinquedo para motoristas bem-nascidos

JOSÉ AUGUSTO AMORIM
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS

Ele é pequeno, mas rápido. Chega a 100 km/h em apenas 6,92s; a 200 km/h em 26,77s. O motorista brinca com 265 cavalos, 30,6 kgfm e um câmbio manual de seis velocidades. Mas a diversão é cara. O BMW 130i custa R$ 219 mil, R$ 49,5 mil a mais que o Série 3 mais barato.
Porém o motor de 2.993 cm3 de cilindrada -com seis cilindros em linha e acionado por um botão- mostra uma vertente econômica. Na cidade, o Série 1 topo de linha faz a média de 8,4 km/l, enquanto um Chevrolet Vectra 2.0 registra 7,7 km/l. O motorista tem mais tempo para se divertir.
Com 4,23 m de comprimento, o 130i não oferece espaço para as pernas dos passageiros traseiros. E todos percebem como a suspensão esportiva é dura, fazendo com que qualquer imperfeição no asfalto seja sentida. O carro é feito, de fato, para as pistas, ainda que sejam as estradas européias.
O 130i -que, em 26,87s, percorre 1 km- preserva o desenho da BMW na dianteira. Sua grade é quase vertical e dividida em duas partes. Os faróis de xenônio são duplos, como os "angel eyes" que fazem a felicidade dos "tuneiros".
De "tunado" ele não tem nada. Chega da Alemanha com o pacote "M", a letra que indica a divisão esportiva da BMW. Há soleira nas portas, rodas de liga leve de 17 polegadas, pedais esportivos. Um verdadeiro M1.

Os carros foram cedidos para teste pelas montadoras

NA INTERNET - Veja mais fotos e todos os números dos testes www.folha.com.br/062011


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