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Parecidos e diferentes
Com dimensões e motores próximos, C 280 se mostra superior ao A4 por preço e atualidade
Leo Caobelli/Folha Imagem
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Com detalhes inspirados no desenho do topo de linha Classe S, o C (à frente) anda menos que o A4, de 255 cv |
JOSÉ AUGUSTO AMORIM
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS
Houve um tempo em que,
por a Audi e a Mercedes-Benz
oferecerem carros brasileiros,
o A4 e o Classe C eram o primeiro degrau para o "sonho
alemão". Hoje, representam o
"sonho do sedã alemão".
A Mercedes começou a vender, no Brasil, seu reestilizado
Classe C em junho. Em relação
à geração anterior, ficou 5 cm
mais comprido, aumento que
se repete no entreeixos. Na largura, ganhou 3 cm.
O A4 data de 2004 e tem dimensões próximas às do Classe
C. Mas seu motor 3.2 V6 (seis
cilindros em "V") é 24 cavalos
mais potente do que o 3.0 V6 do
C 280. Ambos são aspirados e
trabalham com uma caixa automática de sete velocidades.
Ao volante, o motorista tem
mesmo a sensação de que o A4
anda mais. Com exceção da
aceleração de 0 a 60 km/h
-quando o C 280 é 0,05s mais
rápido-, é do A4 a vitória em
todas as provas de desempenho
do teste Folha-Mauá. Até os
180 km/h, a diferença é de 2s.
A vantagem do A4 na pista,
no entanto, desaparece sob
qualquer outro olhar. Ele custa
R$ 231 mil, mas todas as unidades com o motor mais potente
à venda no Brasil foram fabricadas no ano passado.
Seu rival tem preço de R$ 217
mil -e é novidade, item de série importante no segmento de
luxo. A lista dos demais equipamentos é equilibrada: eles têm
faróis de xenônio, ar-condicionado com regulagem individual de temperatura, ESP
(controle de estabilidade) e teto solar, entre outros.
O sedã da Mercedes -que,
pela primeira vez, pode ter a
estrela na grade, dependendo
da versão- oferece sensor de
obstáculos dianteiros e traseiros. Já o da Audi, que perde nas
provas de frenagem, só "enxerga" os traseiros.
Valor
Ainda que o valor não seja o
mais importante nas versões
mais caras de A4 e Classe C, há
uma diferença de R$ 14 mil. É
dinheiro suficiente para pagar
quase dois IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos
Automotores) do C 280.
Para piorar o cenário do A4,
ele acaba de ganhar, na Alemanha, uma nova geração. A Audi
prevê, porém, que desembarque no Brasil apenas em dezembro de 2008. Até lá, o atual
continuará sendo vendido.
Em tempo: o BMW 325i,
competidor direto do A4 e do C
280, não estava disponível para
teste. Segundo a Fenabrave (associação dos revendedores), o
Série 3 é o mais vendido entre
janeiro e agosto. Foram 728
unidades, 313 a mais que o
Classe C e 461 além do A4.
Coincidência ou não, o 325i é
o mais barato: custa R$ 214 mil.
Os carros foram cedidos para teste pelas montadoras
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
0/xx/11/4239-3092
www.maua.br
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