São Paulo, domingo, 23 de setembro de 2007

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Parecidos e diferentes

Com dimensões e motores próximos, C 280 se mostra superior ao A4 por preço e atualidade

Leo Caobelli/Folha Imagem
Com detalhes inspirados no desenho do topo de linha Classe S, o C (à frente) anda menos que o A4, de 255 cv


JOSÉ AUGUSTO AMORIM
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS

Houve um tempo em que, por a Audi e a Mercedes-Benz oferecerem carros brasileiros, o A4 e o Classe C eram o primeiro degrau para o "sonho alemão". Hoje, representam o "sonho do sedã alemão".
A Mercedes começou a vender, no Brasil, seu reestilizado Classe C em junho. Em relação à geração anterior, ficou 5 cm mais comprido, aumento que se repete no entreeixos. Na largura, ganhou 3 cm.
O A4 data de 2004 e tem dimensões próximas às do Classe C. Mas seu motor 3.2 V6 (seis cilindros em "V") é 24 cavalos mais potente do que o 3.0 V6 do C 280. Ambos são aspirados e trabalham com uma caixa automática de sete velocidades.
Ao volante, o motorista tem mesmo a sensação de que o A4 anda mais. Com exceção da aceleração de 0 a 60 km/h -quando o C 280 é 0,05s mais rápido-, é do A4 a vitória em todas as provas de desempenho do teste Folha-Mauá. Até os 180 km/h, a diferença é de 2s.
A vantagem do A4 na pista, no entanto, desaparece sob qualquer outro olhar. Ele custa R$ 231 mil, mas todas as unidades com o motor mais potente à venda no Brasil foram fabricadas no ano passado.
Seu rival tem preço de R$ 217 mil -e é novidade, item de série importante no segmento de luxo. A lista dos demais equipamentos é equilibrada: eles têm faróis de xenônio, ar-condicionado com regulagem individual de temperatura, ESP (controle de estabilidade) e teto solar, entre outros.
O sedã da Mercedes -que, pela primeira vez, pode ter a estrela na grade, dependendo da versão- oferece sensor de obstáculos dianteiros e traseiros. Já o da Audi, que perde nas provas de frenagem, só "enxerga" os traseiros.

Valor
Ainda que o valor não seja o mais importante nas versões mais caras de A4 e Classe C, há uma diferença de R$ 14 mil. É dinheiro suficiente para pagar quase dois IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) do C 280.
Para piorar o cenário do A4, ele acaba de ganhar, na Alemanha, uma nova geração. A Audi prevê, porém, que desembarque no Brasil apenas em dezembro de 2008. Até lá, o atual continuará sendo vendido.
Em tempo: o BMW 325i, competidor direto do A4 e do C 280, não estava disponível para teste. Segundo a Fenabrave (associação dos revendedores), o Série 3 é o mais vendido entre janeiro e agosto. Foram 728 unidades, 313 a mais que o Classe C e 461 além do A4.
Coincidência ou não, o 325i é o mais barato: custa R$ 214 mil.

Os carros foram cedidos para teste pelas montadoras


INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
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