São Paulo, domingo, 23 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cartas

Chave do CrossFox descodifica 7 vezes

"Sou proprietário de um CrossFox 2006, adquirido em junho do ano passado na concessionária Save. Desde então, a chave, que aciona a trava elétrica e o alarme, dá problema. Dentro do período de garantia, ele nunca foi resolvido definitivamente. Em agosto, ou seja, após o fim da garantia, a chave voltou a descodificar. A concessionária trocou a bateria e reconfigurou as chaves, cobrando a importância de R$ 104. Achei injusto, uma vez que o problema não foi solucionado no período de garanta do veículo. Uma das alegações do consultor técnico é que eu não deveria transportar a chave juntamente com o telefone celular. Ora, já tive veículos de outras marcas e isso nunca ocorreu."
Adauto Fogaça (Osasco, SP)

Resposta da Volkswagen - "Esclarecemos que o veículo em questão foi comercializado com garantia de 12 meses, sem limite de quilometragem. A cobertura, porém, é condicionada ao rigoroso cumprimento do plano de manutenção veicular.
Dentro daquele período e atendida a referida condição, a fábrica tinha o compromisso de reparar gratuitamente as eventuais falhas de montagem ou fabricação que viessem a se manifestar no produto.
No caso em questão, porém, o inconveniente observado não se caracterizou como falha de fabricação nem de material do produto, o que nos impediu de atendê-lo em garantia."

Réplica do leitor - "O carro já esteve na revenda sete vezes, e nunca conseguiram solucionar o problema de forma definitiva. A única solução encontrada é a troca da pilha, o que resolve o defeito temporariamente."

Freio do Mille
"Comprei um Mille zero-quilômetro, em março, já com um defeito no sistema de freio traseiro. Depois de encaminhar o caso ao Procon e aguardar quatro meses, a Fiat constatou o problema e trocou o veículo. O novo, porém, apresenta o mesmo defeito do anterior. Acredito que a Fiat esteja colocando em risco muitas vidas."
Paulo Rogério de Morais (São Caetano do Sul, SP)

Resposta da Fiat - "O carro foi reparado pela Sinal e entregue ao cliente em condições de uso."

Palio pisca-pisca
"Minha Palio Weekend 06/ 07 apresenta problemas na luz do porta-malas. Ela nem sempre funciona e, depois de dez minutos com carro desligado, a luz apaga de vez. A revenda diz que o problema está na central de controle das luzes internas, mas justifica que é um defeito de projeto, constatado em outros carros novos. Ou seja, não há solução. Esse defeito de projeto foi constatado ainda na garantia, mas a Fiat não o solucionou."
Marcelo Pires Serra (Santo André, SP)

Resposta da Fiat - "Não há nenhum inconveniente no carro do cliente, equipado com um sistema avançado de controle do consumo da bateria."

Extravio na VW
"Cancelei um plano do consórcio Volkswagen, mas, após assinar uma carta de desistência, verifiquei que o plano não havia sido cancelado até a primeira assembléia, data-limite da devolução do dinheiro. O vendedor disse que a carta poderia ter sido extraviada. A administradora do consórcio, então, aconselhou-me a rastrear o malote com a carta. Enviei vários e-mails relatando o caso, mas argumentam que não receberam minha carta de desistência e, portanto, não podem me ajudar."
Denis Mauro (São Paulo, SP)

Resposta da Volkswagen - "As prestações mensais pagas pelos clientes constituem um fundo comum, que não é controlado pelo consórcio Volkswagen. Os recursos viram cartas de crédito no valor do veículo do plano.
Se houver desistência, as devoluções serão pagas em até 60 dias, a partir da data de realização da última assembléia. Recebemos a carta de desistência no dia 11 de setembro. O vendedor, porém, não soube informar o número do malote com a carta, na qual constava a solicitação de desistência do cliente e a devolução do valor antes da primeira assembléia. Assim que o valor estiver disponível, enviaremos por correio as informações confirmando o depósito em conta."

Reservatório d'água
"Tenho uma Palio Weekend 2000 e gostaria de saber como funciona o reservatório de líquido de arrefecimento dos automóveis. Quando o veículo está com a temperatura normal e a ventoinha ligada, o nível do fluido fica acima do normal? Com o carro quente, tenho percebido que o nível permanece inalterado. É normal?"
Dharles Soares Ferreira (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "O depósito de água do sistema de resfriamento, conhecido como reservatório de expansão, é responsável pela compensação das variações de volume do líquido de arrefecimento.
Quando o motor está frio, o nível do reservatório deve estar entre o mínimo e máximo indicados. Com o aquecimento do motor, o nível do líquido aumentará, podendo até ficar acima do nível máximo. Quando a ventoinha é acionada, a temperatura diminui um pouco e varia de acordo com o veículo."


VEÍCULOS - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP, fax 0/xx/11/3224-3362, e-mail: veiculos@uol.com.br Não serão consideradas mensagens eletrônicas com figuras ou arquivos anexados. Os documentos enviados devem incluir nome completo, endereço, telefone e e-mail.

Texto Anterior: Parecidos e diferentes
Próximo Texto: Veyron e seus 1.001 cv têm 50% da produção encalhada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.