|
Texto Anterior | Índice
peças & acessórios
"Tunado" chega a ter motor mais caro que esportivo de fábrica
Na Brabus, propulsor V12 de 730 cv custa o mesmo que um C63 AMG; jogo de rodas sai por 13 mil euros
FABIANO SEVERO
ENVIADO ESPECIAL A FRANKFURT
O Salão de Frankfurt -que
termina hoje- não vive apenas
de automóveis produzidos pelas montadoras. Há um galpão
especialmente montado para
os "tunados", que chegam a ter
motores superpotentes ao preço de carros de série.
É o caso do Mercedes-Benz
Classe C Bullit, preparado pela
Brabus. Só o seu propulsor 6.3
V12 (12 cilindros em "V") com
duas turbinas sai por 64 mil
(R$ 169 mil), apenas 2.000
(R$ 5.300) a menos que o esportivo C63 AMG, apresentado
na mesma mostra alemã.
O original, desenvolvido pela
divisão esportiva da Mercedes,
já impressiona. São 457 cv (cavalos) com um motor 6.2 V8. Já
o Bullit -cotado a 348 mil
(R$ 921 mil)- tem brutais 730
cv. E mais: seu torque (força)
foi limitado a 110 kgfm.
"Fizemos isso para preservar
o motor e melhorar a tração.
Com o torque máximo [132
kgfm], o carro não sairia do lugar", diz Bodo Buschmann, que
fundou a Brabus há 30 anos.
Por "não sairia do lugar" entenda-se que, em arrancadas de
0 a 100 km/h, patinaria as rodas traseiras e perderia tempo.
O Bullit, aliás, leva parcos
3,9s, de acordo com a Brabus.
"Por segurança, limitamos a
velocidade final a 350 km/h",
completa Buschmann.
A Brabus, porém, ainda não
sabe a máxima do Bullit. Com o
mesmo V12 biturbo, o Rocket
-um CLS personalizado que
também ganhou versão para a
polícia- atingiu 365,7 km/h.
Snopp Dogg e Eminem
Surreal também é o preço:
390 mil (R$ 1 milhão). Segundo o presidente da Brabus,
dez Rocket foram vendidos em
2006. "Metade foi para o
Oriente Médio, e o resto se dividiu entre EUA e Alemanha."
Não menos caros (e raros)
são os Ferrari da Novitec Rosso. Enquanto a marca de Maranello, a quatro galpões dali, expõe seu novíssimo F430 Scuderia, a Novitec mostra o mesmo modelo, só que preto fosco.
E outra diferença: com compressor mecânico, a potência
salta de 510 cv para 707 cv.
Já a Mansory "vai" de Bentley Continental GTC conversível. Nele, há rodas pretas de
aro 22 de 13 mil (R$ 35 mil).
Bem ao lado do Bentley está
um Rolls-Royce Phantom "saia
e blusa" ainda mais equipado
-se é que é possível.
O "Conquistador", como é
chamado, traz mesinhas controladas eletronicamente, vidros com sensores de luz e sistema de som e TV profissional.
A impressão é que, a qualquer momento, sairão de lá os
rappers Snopp Dogg e Eminem, famosos por seus carros.
FABIANO SEVERO viajou a convite da Anfavea
Texto Anterior: Importados crescem 53% num único mês Índice
|