São Paulo, domingo, 23 de setembro de 2007

Texto Anterior | Índice

peças & acessórios

"Tunado" chega a ter motor mais caro que esportivo de fábrica

Na Brabus, propulsor V12 de 730 cv custa o mesmo que um C63 AMG; jogo de rodas sai por 13 mil euros

FABIANO SEVERO
ENVIADO ESPECIAL A FRANKFURT

O Salão de Frankfurt -que termina hoje- não vive apenas de automóveis produzidos pelas montadoras. Há um galpão especialmente montado para os "tunados", que chegam a ter motores superpotentes ao preço de carros de série.
É o caso do Mercedes-Benz Classe C Bullit, preparado pela Brabus. Só o seu propulsor 6.3 V12 (12 cilindros em "V") com duas turbinas sai por 64 mil (R$ 169 mil), apenas 2.000 (R$ 5.300) a menos que o esportivo C63 AMG, apresentado na mesma mostra alemã.
O original, desenvolvido pela divisão esportiva da Mercedes, já impressiona. São 457 cv (cavalos) com um motor 6.2 V8. Já o Bullit -cotado a 348 mil (R$ 921 mil)- tem brutais 730 cv. E mais: seu torque (força) foi limitado a 110 kgfm. "Fizemos isso para preservar o motor e melhorar a tração.
Com o torque máximo [132 kgfm], o carro não sairia do lugar", diz Bodo Buschmann, que fundou a Brabus há 30 anos. Por "não sairia do lugar" entenda-se que, em arrancadas de 0 a 100 km/h, patinaria as rodas traseiras e perderia tempo.
O Bullit, aliás, leva parcos 3,9s, de acordo com a Brabus. "Por segurança, limitamos a velocidade final a 350 km/h", completa Buschmann.
A Brabus, porém, ainda não sabe a máxima do Bullit. Com o mesmo V12 biturbo, o Rocket -um CLS personalizado que também ganhou versão para a polícia- atingiu 365,7 km/h.

Snopp Dogg e Eminem
Surreal também é o preço: 390 mil (R$ 1 milhão). Segundo o presidente da Brabus, dez Rocket foram vendidos em 2006. "Metade foi para o Oriente Médio, e o resto se dividiu entre EUA e Alemanha."
Não menos caros (e raros) são os Ferrari da Novitec Rosso. Enquanto a marca de Maranello, a quatro galpões dali, expõe seu novíssimo F430 Scuderia, a Novitec mostra o mesmo modelo, só que preto fosco. E outra diferença: com compressor mecânico, a potência salta de 510 cv para 707 cv.
Já a Mansory "vai" de Bentley Continental GTC conversível. Nele, há rodas pretas de aro 22 de 13 mil (R$ 35 mil). Bem ao lado do Bentley está um Rolls-Royce Phantom "saia e blusa" ainda mais equipado -se é que é possível.
O "Conquistador", como é chamado, traz mesinhas controladas eletronicamente, vidros com sensores de luz e sistema de som e TV profissional.
A impressão é que, a qualquer momento, sairão de lá os rappers Snopp Dogg e Eminem, famosos por seus carros.


FABIANO SEVERO viajou a convite da Anfavea

Texto Anterior: Importados crescem 53% num único mês
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.