UOL


São Paulo, domingo, 23 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTAS

Freio do Astra com barulho
""Conto com a interferência de vocês para acabar com o barulho no freio de meu Astra 2004, adquirido em outubro. Cada vez que paro, o carro emite um barulho parecido com o dos freios de ônibus. E a concessionária diz que não há solução."
Sebastião Lúcio da Silva Telles (Florianópolis, SP)

Resposta - A GM diz que ruídos em freios não são defeito. Segundo a montadora, o princípio físico no qual se baseia a ação de qualquer freio é o atrito; como tal, é perfeitamente admissível a produção de algum ruído. A montadora afirma ainda que o veículo foi avaliado por uma concessionária Chevrolet e está em condições normais.

Réplica - O leitor disse à Folha que o carro continua com o mesmo barulho depois de ter sido avaliado na concessionária Santa Fé. Ele afirma ter ido também à revenda Ponto 1, que alegou aguardar uma solução da fábrica. O leitor declara ter mandado e-mail para o atendimento a clientes, mas foi ignorado.


Pane elétrica no Focus
""Tenho um Focus 1.8, com 20 mil quilômetros rodados, que apresentou uma pane elétrica no dia 12 de outubro. Acionei o Ford Mobility, que socorreu o carro com uma carga na bateria. Depois de ter percorrido 50 metros, a pane se repetiu. Liguei novamente para a Ford e ficou agendado o reboque do veículo para as 7h45 do dia seguinte. Esperei até as 9h, e, como o socorro não se apresentou, liguei novamente para o serviço da montadora. Fui informado de que havia perdido o direito de garantia por ter levado o veículo a uma oficina não-autorizada. O carro não foi para qualquer oficina, e sim ficou aguardando em uma garagem. Após várias horas, recorri à concessionária, que tentou intervir, mas somente às 14h50 foi feito o transporte do carro à autorizada Uberlândia."
Osvaldo Luiz Amâncio (Uberlândia, MG)

Resposta - De acordo com a Ford, o assunto foi esclarecido.


Santana tem óleo de sobra
""Tenho um Santana 2.0 2002 adquirido em abril do ano passado. Gostaria de saber por que o óleo sintético, usado na troca a cada 15 mil quilômetros, tem aumentado em vez de baixar. O carro já está com 33 mil quilômetros e em todas as trocas esse fato tem acontecido."
Antônio Figueira Filho (Jales, SP)

Resposta - A Volkswagen disse que o óleo sintético não é prejudicial quando observada a quantidade correta de abastecimento. O aumento do volume de óleo pode estar relacionado com queima irregular da mistura de ar e combustível. A montadora solicita que o cliente retorne à revenda, que já foi orientada.


Custos da Renault e da VW
""Gostaria de saber detalhes sobre o Clio RL 1.6 8V. O custo de peças é mais elevado que o da VW? Ele costuma dar problemas na parte elétrica?"
José Aparecido Veron (São Paulo, SP)

Resposta - A Folha não tem conhecimento de problemas elétricos nesse modelo. Para comparar, um amortecedor dianteiro do Clio sai por R$ 95, e o mesmo componente para o Gol 1.6 8V custa R$ 55.


Veículos - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, fax 0/xx/11/3224-3362, e-mail veiculos@uol.com.br. Não serão consideradas mensagens eletrônicas com figuras ou arquivos anexados. Os documentos enviados devem incluir nome completo, endereço, telefone e, se possível, e-mail.


Texto Anterior: Energia: Empresas já testam carro tricombustível
Próximo Texto: Mercado: IPI reduzido tem só mais uma semana
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.