São Paulo, domingo, 23 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salão joga lançamentos para segundo semestre

Gol é novidade mais aguardada; carros familiares ganham espaço

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com expectativa de fechar o ano com vendas 27% maiores que as de 2006, o mercado automobilístico nunca esteve tão aquecido no Brasil. Para 2008, espera-se um desempenho ainda melhor -razão suficiente para que as montadoras preparem uma série de novidades.
O Salão de São Paulo, previsto para ocorrer entre 16 e 26 de outubro, deve empurrar muitos lançamentos para o segundo semestre, mas já em janeiro há novidades. A Porsche, por exemplo, começa o ano com o 911 GT2 -com 530 cv, é o 911 mais veloz já feito- e o "rebaixado" Cayenne GTS, de US$ 219 mil (R$ 397 mil).
A Ford, que não esconde que terá quatro novos produtos até o fim de 2008, só anuncia a data da chegada do novo Ka: fevereiro. Mantendo o nome, mas redesenhado e com porta-malas maior, terá motores 1.0 e 1.6 bicombustíveis. Os preços ficam entre R$ 25.190 e R$ 36.390.
Outra montadora que colocará no mercado uma nova versão de um de seus maiores sucessos é a Volkswagen. A fábrica tenta manter segredo, mas o novo Gol está previsto para março ou abril, de acordo com as autorizadas. No segundo semestre, será a vez de seu sedã.
O Gol utilizará a plataforma de Polo e Fox e deve inaugurar o motor 1.4 em carros de passeio da VW -por ora só presente no utilitário Kombi. Segundo a revista "Autoesporte", ele custaria R$ 26,7 mil se lançado hoje, ante os atuais R$ 26.220.
A Toyota e a Honda usarão a mesma tática de ter modelos novos com nomes consagrados. O Corolla será completamente remodelado, mas manterá o motor 1.8 Flex adotado em maio. O Fit -igual ao exibido no Salão de Tóquio deste ano- chega em novembro.
Após fechar seu sexto ano como líder de vendas, a Fiat fará o Linea, um sedã derivado do Punto e equipado com o inédito motor 1.9 16V de 130 cv.

Familiares
As peruas terão suas representantes em 2008. A VW importará a Jetta Variant, e a Chevrolet estuda fazer aqui a Astra Caravan européia, que seria vendida como Vectra Caravan, assim como o Astra virou Vectra GT. Deve ser um dos destaques do Salão de São Paulo.
As fábricas francesas também apostam nos carros familiares. A Citroën confirma a chegada da Grand C4 Picasso em março -o modelo já fora anunciado para março de 2007.
É a resposta para a Renault, que traz a Grand Scénic em fevereiro. Ambas com capacidade para sete passageiros, têm preços sugeridos de, respectivamente, R$ 100 mil e R$ 90 mil. (LUCIANA MATTIUSSI)


Texto Anterior: Mundo real: Carros voadores só têm chance de existirem no século 22
Próximo Texto: Cartas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.