São Paulo, domingo, 23 de dezembro de 2007

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Cartas

Consumo do Astra
"Não mudei o posto onde abasteço, meu percurso usual nem a utilização do ar-condicionado, mas o consumo urbano do meu Astra, com álcool, caiu de 6,3 km/l para 4,4 km/l. Fui duas vezes à Nova, que não encontra nenhum defeito e fez um teste de consumo que indica 9,7 km/l. Não é possível não haver problema se o consumo piorou 30%."
Ricardo Mauro Rodriguez (São Paulo, SP)

Resposta da General Motors - "O caso foi solucionado diretamente com o cliente."

Réplica do leitor - "Não resolveram nada, o consumo continua na casa dos 4 km/l, sem me darem uma explicação plausível."

Palio sem garantia
"A embreagem do meu Palio começou a patinar o tempo todo e a trepidar. Levei o carro à Ventuno, que disse que o problema foi causado por mau uso. Recebi um orçamento de R$ 1.300 para o conserto de um carro que está na garantia e que não tem nem 4.000 km."
Nelson Marcolini (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "O desgaste da peça é relacionado ao uso, sem haver nenhuma falha no produto. Esse sistema não é coberto pela garantia, conforme o manual do proprietário."

Réplica do leitor - "Fui muito maltratado pela Fiat. Foi como se eu tivesse estragado o carro deles. Paguei pelo conserto, mas nunca mais compro um Fiat."

Palio sem documento
"Em junho, adquiri um Palio 2006 na Da Vinci, mas, até hoje, não fizeram a transferência do veículo, que tem placa de Curitiba. Trafego com documentos do dono anterior -um banco- e corro o risco de ter o carro apreendido pela fiscalização."
Andreia Laranjeira Lippai (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "O assunto foi resolvido pela Da Vinci."

Réplica da leitora - "O documento foi entregue em 14 de dezembro, após esperar seis meses."

Mégane sem conserto
"Tenho um Mégane 2.0 automático, com três anos de garantia. Ele apresentou um problema no câmbio e foi imediatamente para a concessionária, que me devolveu o carro três dias depois dizendo que o problema havia sido solucionado. Mas, com uma semana de uso, ele estava novamente na revenda, onde permanece há 20 dias, sem solução para o problema."
Valquiria Ligerena (São Paulo, SP)

Resposta da Renault - "As peças pendentes já estão na concessionária. Durante esse período foi oferecido um carro-reserva, mas a cliente não o aceitou."

Réplica da leitora - "Não aceitei o carro-reserva pois teria de buscá-lo do outro lado da cidade. E já tive de levá-lo outra vez à revenda, agora com pane no ar-condicionado."


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