São Paulo, domingo, 24 de maio de 2009

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Cartas

Bico sujo do Mille
"Comprei um Mille, há seis meses, na revenda Ogata. Hoje o carro está com 5.000 quilômetros e já esteve duas vezes na oficina para fazer limpeza dos bicos injetores.
Segundo a concessionária, os bicos ficam sujos pelo uso do álcool. Eles dizem que, se eu continuar usando álcool, os bicos continuarão sujos. E não limparão em garantia. Terei de pagar pelas próximas limpezas."
Vitor Pádua (Marília, SP)

Resposta da Fiat - "O cliente foi contatado e será atendido pela Ogata nos próximos dias, conforme sua disponibilidade."
Réplica do leitor - "Soube que novos bicos injetores chegaram na última terça-feira à revenda e que os componentes serão substituídos. Segundo a Ogata, os Mille 2008/2008 apresentam esse problema, e a peça foi reformulada pelo fabricante."

Fox sem garantia
"Na semana passada vi uma poça de óleo embaixo do motor do meu Fox. Liguei para as revendas, mas todas estavam lotadas. E isso não é o pior: relendo o contrato de garantia de três anos do Fox, constatei que, se eu não fizer as revisões preventivas, perco a garantia.
Estou há um mês sem efetuar essa manutenção, que custa cerca de R$ 400, pois não tive condições financeiras. Assim, fico à mercê da boa vontade da montadora para resolver um problema que não é meu."
José Alicio Ferreira Júnior (São Paulo, SP)

Resposta da Volkswagen - "O cliente foi contatado e esclarecido quanto às normas de garantia da Volkswagen."
Réplica do leitor - "Precisei arcar com o custo de R$ 230."

Data errada do Clio
"Comprei um Clio na Itavema France. Pedi ao vendedor para que a data de vencimento das parcelas do financiamento fosse para o dia 20. Até esperei alguns dias para dar o valor da entrada do carro nesse dia. Mas houve um problema com a documentação do carro, e a data de vencimento dos boletos veio para o dia 6 de cada mês, e não para o dia 20."
Frederico Eckschmidt (São Paulo, SP)

Resposta da Renault - "Houve um erro da revenda, mas foi regularizado. Para amenizar o erro, foi oferecido um acessório para ser instalado no carro."

Revisão cara do Vectra
"Tenho um Vectra e gostaria de saber se é lícito fixar um valor de mão de obra de R$ 400 para a revisão de 20 mil quilômetros, independentemente dos serviços executados. Ao todo, o orçamento da revisão foi de R$ 1.180. O gerente da Vigorito disse ainda que é indiferente orçar tudo ou apenas os serviços obrigatórios da revisão."
Ludmila Toscano Mazzaro (Santo André, SP)

Resposta da General Motors - "O valor da mão de obra pode variar de revenda para revenda."
Réplica da leitora - "A GM disse que essa é uma prática da Vigorito. Não concordo e registrei uma queixa no Procon." Direção travada do C3 "No dia 5 de abril, tomei um susto quando, ao fazer uma curva, debaixo de chuva intensa, a direção do meu C3 travou. Depois disso, a direção continuou pesada, e o ângulo de giro, bem pequeno.
Acionei a assistência ao cliente da Citroën, que enviou um guincho para retirar o veículo. Desde então, tento saber da Rivoli qual é o problema do carro e o prazo para o reparo."
Jacqueline Barbosa (São Paulo, SP)

Resposta da Citroën - "O veículo chegou guinchado à revenda sem qualquer informação do problema. Foi feito um diagnóstico e constatada a necessidade de troca de uma peça da direção elétrica em garantia. O veículo foi entregue ao cliente no dia 16 de abril."


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