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Supermáquinas
Conheça o Mustang mais potente e o Audi que veio das pistas de Le Mans
JOSÉ AUGUSTO AMORIM
ENVIADO ESPECIAL A SUMARÉ
Pergunte a opinião de qualquer pessoa sobre um Mustang.
As respostas serão variadas,
mas sempre favoráveis. O que
dizer então do Mustang mais
potente já feito numa linha de
montagem da Ford?
O motor 5.4 V8 (oito cilindros em "V") da versão Shelby
Cobra GT500 oferece 507 cv
(cavalos) -ligeiramente mais
de cinco vezes que o novo motor 1.4 do Chevrolet Corsa, que
entrega 99 cv com gasolina.
O torque (força) também é
superlativo: 48,9 kgfm. Com
motor 1.0, o Fiat Palio tem 9,1
kgfm. O motor Ford conta com
a ajuda de um compressor, que
aumenta a pressão e a densidade do ar injetado nos pistões,
aumentando a potência.
Todas essas informações, porém, podem ser traduzidas do
seguinte modo: pise na dura
embreagem, engate a primeira
marcha -são seis-, acelere, e
seu corpo será jogado contra o
banco. Sim, você está a bordo
de um legítimo esportivo.
De acordo com números da
Ford, o Mustang vai de 0 a 100
km/h em 4,5 segundos e chegaria a 300 km/h se sua velocidade máxima não fosse limitada
eletronicamente a 250 km/h.
Retrô
O interior é todo recoberto
de couro. Afinal, retrô é apenas
o design. Os freios, por exemplo, são fornecidos pela Brembo, marca que equipa também
os esportivos da Ferrari.
Há um outro quesito que
também não é tão moderno assim: a suspensão traseira. Ela
usa eixo rígido -mas a Ford diz
que não há contra-senso em
comparação com o resto, pois
essa construção foi eficiente ao
vencer várias competições.
Ou seja, a cobra que, após engolir o tradicional cavalo do
Mustang, foi encravada na grade do radiador não é mera decoração. E as faixas que cortam
a carroceria reforçam a imagem esportiva do cupê.
Não só do cupê, é verdade.
Nos Estados Unidos, a Ford
acaba de lançar a linha 2008
com um conversível -o Mustang é o descapotável mais vendido naquele país.
Mas o conversível tem apenas o sobrenome Shelby GT, o
que faz sua potência cair para
319 cv. O torque recua para 45
kgfm. O motor é um 4.6 V8.
Serão construídos 2.300 carros para proporcionar exclusividade aos colecionadores, justifica a Ford. É uma agulha
num palheiro que construiu,
em 2006, 4.366.220 carros.
A Ford jura que não importará o Mustang -nem o GT500
nem nenhuma versão. Mas
quem esteve no Salão de São
Paulo, em outubro, pôde estar
perto do superesportivo.
Como não é possível entrar
no túnel do tempo, a solução
para quem não foi até o
Anhembi é procurar um importador independente e esperar aproximadamente 60 dias.
A First Import já trouxe duas
unidades, vendidas por R$ 350
mil cada uma -o par está nas
garagens dos clientes. A Pulsare também vendeu dois GT500
por US$ 170 mil (R$ 326.213
pela cotação de quinta-feira). A
Barreto comercializou um
branco por R$ 325 mil.
O carro foi cedido para teste pela montadora
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