São Paulo, domingo, 24 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

perfil

Shelby fundiu modelos para criar esportivo

DA REDAÇÃO

Carroll Shelby levou à Ford -e a outras fábricas- sua tradição nas pistas. Em 1954, ele quebrou o recorde de velocidade. Após cinco anos, ganhou as 24 Horas de Le Mans.
Mas, em 1960, problemas de saúde o afastaram das pistas. Começou então a se dedicar à criação, unindo os leves chassis europeus e os potentes motores V8 americanos.
As primeiras crias foram os 289 e 427 Cobra, que tinham carroceria de alumínio. Ele trabalhou com as maiores montadoras dos Estados Unidos.
Mas sua condição física deu um novo golpe, e ele teve de se submeter a um transplante de coração. Em outubro de 1991, criou uma fundação para cuidar de crianças com problemas renais e coronários.
Depois do susto, passou a se dedicar também à distribuição de pneus de corrida e à criação de gado.
Nascido em 1923, Shelby tem seu nome associado a "Cobra", palavra que escreveu dormindo num pedaço de papel que mantém ao lado da cama.


Texto Anterior: Supermáquinas
Próximo Texto: R8 entra para a elite de carros de corrida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.