São Paulo, domingo, 24 de junho de 2007

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SUPERMÁQUINAS

R8 entra para a elite de carros de corrida

Inspirado no campeão de Le Mans, Audi terá preço de até R$ 700 mil no Brasil; motor traseiro oferece 420 cv

EZRA DYER
DO "NEW YORK TIMES"

O Audi R8 sempre acorda do lado errado da cama. Quando é dada a partida, o motor 4.2 V8 (oito cilindros em "V") de 420 cavalos instalado bem atrás do motorista saúda o dia com uma cacofonia desordenada.
Ao ligar o carro, será fácil imaginar-se posicionado no grid de largada de Le Mans. E é exatamente esse o ponto. O R8 passa a fazer parte da pequena elite de veículos de linha que passam uma convincente sensação de carro de corrida.
A posição central do motor no R8 é semelhante à do R8 de corrida, que acumula 62 vitórias em 79 provas. Apesar das características de pista, porém, o modelo continua a ser um carro de luxo com preço alto.
Nos EUA, o preço básico de US$ 110 mil (R$ 211,1 mil) dispara enquanto o cardápio de acessórios é percorrido.
O carro será importado para o Brasil no fim do ano por valores entre R$ 500 mil e R$ 700 mil. Ele ainda não foi definido porque o pacote de equipamentos ainda não está fechado.
Pelo equivalente a R$ 6.800, tem-se uma câmera traseira para ajudar nas manobras.
Também há lâminas laterais de fibra de carbono (R$ 3.900). Assim, você termina pagando US$ 134 mil (R$ 257,1 mil) por um Audi de dois lugares. E, provavelmente, deve estar pensando: "Um Audi a preço de Maserati, tudo bem, mas o que vem a ser uma lâmina lateral?"
Adornando os dois flancos do R8, logo atrás das portas, há um painel vertical cujo objetivo é encurtar, visualmente, um carro longo -a distância entreeixos de 2,67 m é 2 cm maior que a do utilitário Ford Escape.

Performance
A Audi informa que sua aceleração de 0 a 100 km/h é da ordem de 4,5s, mas o ponto forte do carro é menos a velocidade e mais a capacidade de enfrentar qualquer que seja a estrada com confiança instantânea.
O carro tem tração nas quatro rodas, mas a divisão do torque (força) beneficia muito mais a traseira. Como seu "primo", o Lamborghini Gallardo, o R8 se esforça por imitar a sensação de um carro de tração traseira: não mais do que 35% do torque vai para a dianteira.
A crítica mais comum aos Audi de alto desempenho é que oferecem números impressionantes, mas pouca satisfação ao dirigir. O R8 tem números (velocidade máxima de 300 km/h e aceleração de 0 a 200 km/h em 14,9s) e também espírito.
O barulhento V8 suporta até 8.250 rpm e, acima das 3.000 rpm, um flap se abre no escapamento, gerando um uivo furioso que convence o motorista a pisar fundo só para ouvi-lo.
E, enquanto os demais carros escondem o motor sob um casulo plástico, o 4.2 do R8 fica sob uma capa transparente. Podem-se até encomendar LEDs para iluminá-lo suavemente.


Tradução de PAULO MIGLIACCI

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