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SUPERMÁQUINAS
R8 entra para a elite de carros de corrida
Inspirado no campeão de Le Mans, Audi terá preço de até R$ 700 mil no Brasil; motor traseiro oferece 420 cv
EZRA DYER
DO "NEW YORK TIMES"
O Audi R8 sempre acorda do
lado errado da cama. Quando é
dada a partida, o motor 4.2 V8
(oito cilindros em "V") de 420
cavalos instalado bem atrás do
motorista saúda o dia com uma
cacofonia desordenada.
Ao ligar o carro, será fácil
imaginar-se posicionado no
grid de largada de Le Mans. E é
exatamente esse o ponto. O R8
passa a fazer parte da pequena
elite de veículos de linha que
passam uma convincente sensação de carro de corrida.
A posição central do motor
no R8 é semelhante à do R8 de
corrida, que acumula 62 vitórias em 79 provas. Apesar das
características de pista, porém,
o modelo continua a ser um
carro de luxo com preço alto.
Nos EUA, o preço básico de
US$ 110 mil (R$ 211,1 mil) dispara enquanto o cardápio de
acessórios é percorrido.
O carro será importado para
o Brasil no fim do ano por valores entre R$ 500 mil e R$ 700
mil. Ele ainda não foi definido
porque o pacote de equipamentos ainda não está fechado.
Pelo equivalente a R$ 6.800,
tem-se uma câmera traseira
para ajudar nas manobras.
Também há lâminas laterais de
fibra de carbono (R$ 3.900).
Assim, você termina pagando
US$ 134 mil (R$ 257,1 mil) por
um Audi de dois lugares. E, provavelmente, deve estar pensando: "Um Audi a preço de Maserati, tudo bem, mas o que vem a
ser uma lâmina lateral?"
Adornando os dois flancos do
R8, logo atrás das portas, há um
painel vertical cujo objetivo é
encurtar, visualmente, um carro longo -a distância entreeixos de 2,67 m é 2 cm maior que
a do utilitário Ford Escape.
Performance
A Audi informa que sua aceleração de 0 a 100 km/h é da ordem de 4,5s, mas o ponto forte
do carro é menos a velocidade e
mais a capacidade de enfrentar
qualquer que seja a estrada
com confiança instantânea.
O carro tem tração nas quatro rodas, mas a divisão do torque (força) beneficia muito
mais a traseira. Como seu "primo", o Lamborghini Gallardo, o
R8 se esforça por imitar a sensação de um carro de tração
traseira: não mais do que 35%
do torque vai para a dianteira.
A crítica mais comum aos
Audi de alto desempenho é que
oferecem números impressionantes, mas pouca satisfação ao
dirigir. O R8 tem números (velocidade máxima de 300 km/h
e aceleração de 0 a 200 km/h
em 14,9s) e também espírito.
O barulhento V8 suporta até
8.250 rpm e, acima das 3.000
rpm, um flap se abre no escapamento, gerando um uivo furioso que convence o motorista a
pisar fundo só para ouvi-lo.
E, enquanto os demais carros
escondem o motor sob um casulo plástico, o 4.2 do R8 fica
sob uma capa transparente. Podem-se até encomendar LEDs
para iluminá-lo suavemente.
Tradução de PAULO MIGLIACCI
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