São Paulo, domingo, 24 de junho de 2007

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COMO AMPLIAR A CARGA

REBOQUE
O QUE DIZ A LEI
O engate deve obedecer às novas determinações do Contran, ou seja, ter esfera maciça, corrente de segurança, cantos arredondados e instalação elétrica para permitir o funcionamento das luzes do reboque. O peso do reboque não pode exceder a carga máxima de tração do engate.

CUIDADOS
Com reboque, o carro tem retomadas e acelerações mais lentas. Por isso é preciso cuidado nas ultrapassagens e espaço maior para frenagens. Como o reboque não tem a mesma estabilidade de um carro, o motorista não deve correr, especialmente em curvas ou conversões. O abuso de velocidade pode levar ao "efeito L", quando o engate não fica alinhado com o carro.

GASTO
Uma carreta da KG custa de R$ 2.200 a R$ 2.500 no site www.macamp.com.br.

RACK E BAGAGEIRO
O QUE DIZ A LEI
A carga não pode ter mais de 50 cm de altura e não pode ultrapassar as dimensões do veículo, mesmo se for indivisível, caso dos canos e das pranchas de surfe.

CUIDADOS
Depois de montado e carregado, o conjunto gera mais arrasto aerodinâmico e deixa mais alto o centro de gravidade, influenciando aceleração, estabilidade e frenagens. Carros altos pedem caixas com abertura lateral.

GASTO
A caixa Ocean 80, da Thule, sai por R$ 850; a Transhobby, da Autometal, custa R$ 450.

BICICLETA
O QUE DIZ A LEI
É permitido o transporte no exterior do carro desde que não ultrapasse as dimensões do veículo nem encubra a placa ou as lanternas. Também é permitido o transporte sobre a carroceria.

CUIDADOS
Os suportes de teto alteram a aerodinâmica e o consumo e provocam ruídos. Carros pequenos sentem mais as alterações dinâmicas. Deve-se levar em conta a altura para não raspar a bicicleta.

GASTO
O Bike Rack (Century) custa R$ 65; o Bike Teto Velox (Eqmax) sai por R$ 108.


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