São Paulo, domingo, 24 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Designers do Brasil ganham prêmios internacionais, e criações nascidas aqui são exportadas para os quatro cantos do planeta

Talento nacional

CELSO DE CAMPOS JR.
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Internacionalmente conhecido como pátria de hábeis volantes, como Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna, o Brasil também é berço de outras feras do mundo das quatro rodas. Ainda que desconhecidos do grande público, os designers brasileiros têm conseguido vitória atrás de vitória no circuito do desenho e da criação automotiva mundial.
Além de emplacar com cada vez mais freqüência suas criações nas grandes montadoras -casos do Volkswagen Fox, da Chevrolet Meriva e do Ford EcoSport-, os verde-amarelos também vêm abocanhando alguns dos maiores prêmios internacionais de design automotivo, afirmando-se como verdadeiros ases das pranchetas.
"Os designers brasileiros são centrados, flexíveis e mostram-se cada vez mais sensíveis às novas tendências do mercado. Estão aprimorando seus desenhos e aprofundando conhecimentos sobre conceitos avançados da indústria automotiva", analisa Luiz Alberto Veiga, 52, chefe de design da Volkswagen do Brasil.
"Em um dos mercados mais exigentes do mundo, o europeu, somos os detentores do know-how na criação de carros de boa qualidade, bonitos, resistentes e, sobretudo, acessíveis. Enfim, produtos com design diferenciado e moderno, superiores aos concorrentes criados na Europa."
Veiga, aliás, é a personificação desse profissional talentoso e criativo. Com cerca de duas décadas de carreira, carregando na bagagem, entre outras realizações, a chefia do desenvolvimento do Polo Sedan e da criação, do conceito e do design da família Fox, ele foi convidado a fazer parte do Design Center Europe, estúdio respeitado nos quatro cantos do planeta.
Recentemente nomeado chefe avançado de design para mercados emergentes da empresa, Veiga trabalha na Alemanha e ostenta na prateleira um dos mais cobiçados prêmios do meio -o do Design Internacional Motor Trend, na categoria profissionais.
O brasileiro recebeu o prêmio ao criar o W@gon, um Kombi futurista cujos atributos permitem ao cliente transformá-lo de acordo com a ocasião. "Depois de anos chefiando um estúdio, queria provar para mim mesmo que era capaz de competir com jovens talentos do mercado", explica.

Sangue novo
Veiga tem razão. A nova geração do design automotivo brasileiro já é uma realidade. Guilherme Knop, 27, foi o grande vencedor da última edição do prêmio Motor Trend -o primeiro brasileiro a receber a honraria Best of Show, que engloba todas as categorias da competição.
O designer criou um veículo com dois lugares inspirado na marca Giorgio Armani e foi aclamado pelo júri, que incluía alguns dos "papas" internacionais, entre eles Henrik Fisker, diretor-executivo de design da Aston Martin.
Na época do concurso, Knop, que sempre tivera como meta desenhar carros, trabalhava no setor de design da Electrolux, no Paraná. Depois da conquista, teve propostas da Ford e da Volkswagen, com quem finalmente acertou, deixando viúvas as linhas de refrigeradores e lava-louças da sua antiga casa. "O prêmio ajudou a valorizar o meu passe", brinca.
Outro jovem talento brasileiro laureado é Gustavo Guerra, 23, que venceu o concurso Michelin Challenge Design e teve sua criação exposta no Salão de Detroit de 2004. Formado em desenho industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, concebeu o CAF (Chinese Auto Frame), um veículo de 2,68 metros de comprimento com chassi externo e carroceria de placas de plástico.
Incansável, Guerra já trabalha em outro front: a construção do H2, ônibus de linhas arrojadas que usa eletricidade e hidrogênio, previsto para ganhar as ruas brasileiras daqui um ano. "É uma satisfação enorme entrar na fábrica e ver o pessoal trabalhando em um projeto que você criou. Ver os desenhos se tornarem realidade é algo inexplicável", afirma, orgulhoso, o pai da criança.


Texto Anterior: Outro lado: Empresas dizem já ter pedido regularização
Próximo Texto: Panorâmica - Usados: Checkauto oferece consulta na feira do Anhembi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.