São Paulo, domingo, 24 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Empresas dizem já ter pedido regularização

DA REPORTAGEM LOCAL

Quase todas as empresas que oferecem produtos não-homologados informaram à Folha que já procuraram a Anatel para regularizar a situação. A Wise Telecom, por exemplo, diz que seus equipamentos de comunicação estão regulares e que outros acessórios estão em processo de homologação.
De acordo com a Control Loc, seus produtos têm certificação de qualidade do CPqD (Centro de Pesquisas e Desenvolvimento em Telecomunicações). Além disso, o laudo de homologação de seus produtos deve ser entregue em breve pela agência governamental.
Já a SIM afirma que desconhecia a obrigatoriedade porque não gera nem transmite sinais de estações de radiobase. Contudo a empresa diz que tomou conhecimento, há dez dias, da possível necessidade de homologação do circuito elétrico e que encaminhou todos os dados à Anatel.

Revenda
Um outro bloco de empresas afirma que não fabrica os produtos que requerem homologação, apenas os revende. Segundo a Alvosat, seus equipamentos são adquiridos da Quanta Tecnologia Eletrônica. Além dela, a Autosonic, a Easy Track e a Lock System são clientes da mesma fábrica.
A Quanta diz que usa módulos GSM da Motorola, que estão homologados. No entanto, segundo a fábrica, está em andamento, na Anatel, um processo de certificação de seus produtos.
A Ariasat também afirma não ser fabricante, mas instaladora de produtos com módulos homologados da Motorola. A CarSystem, a Graber e a EarthSearch afirmam que utilizam, para transmissão de dados, modens regularizados da Siemens. A última informa que, em breve, irá requerer a homologação do órgão.
Já a Seecomm diz que, até 2004, usava produtos da empresa Lancil. Neste ano, começou a comprar o modem de comunicação da Siemens. De qualquer forma, a empresa informa que está em andamento o processo de homologação na Anatel. (LL)


Texto Anterior: Metade dos rastreadores está irregular
Próximo Texto: Talento nacional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.