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peças & acessórios
Teoria é 1º passo para entrar na lama
Apesar do aumento de 50% nas vendas de picapes, proprietários não sabem usar recursos
DA REPORTAGEM LOCAL
Se o mercado de automóveis
novos está contente com o
crescimento das vendas, o de
picapes médias e utilitários esportivos dá pulos de alegria.
De janeiro a julho, as vendas
de picapes cresceram 50% -de
37.248 (2007) para 55.654 unidades. A Mitsubishi L200, por
exemplo, que ganhou reforço
da versão Triton em novembro,
teve alta de 91% neste ano, segundo dados da Fenabrave (federação das concessionárias).
Muitas montadoras, porém,
afirmam que a maioria dos
clientes de picapes médias não
sabe como usar a tração nas
quatro rodas. Alguns nem sabem onde ela é acionada.
"Para quem quer aprender a
guiar um 4x4, o melhor é fazer
um curso de pilotagem fora-de-estrada", aconselha Fernando
Molinari, do Jeep Clube Comando Oeste, que promete levar cintas de reboque para tirar
os novatos de atoleiros.
Das montadoras, só a Nissan
oferece cursos "off-road" de
verdade. Há obstáculos como
fosso de lama, caixas de pedras,
inclinação lateral, rampa, entre
outros, realizados em um dia de
curso na Base 84, em Itu (103
km a noroeste de São Paulo).
Dicas
Já a Toyota e a Mitsubishi
têm competições leves aos finais de semana para clientes,
que aprendem noções básicas
de navegação e de tração nas
quatro rodas com reduzida.
São gratuitas -basta levar
alimentos não-perecíveis- e
acontecem em várias cidades
do país (veja quadro ao lado).
Julio Florez, vice-presidente
do Jeep Clube do Brasil, aconselha o iniciante a, além de fazer cursos de pilotagem, começar nas trilhas como passageiro
de alguém experiente. Só depois deve-se assumir o volante.
"E nunca sozinho", comenta.
Dono de um Jeep CJ-5 1970,
ele diz que é difícil indicar um
carro ideal, mas explica que "a
capacidade de enfrentar desafios fora-de-estrada depende
do modelo e dos equipamentos,
como pneus específicos, guinchos e gaiolas de proteção".
Para Florez, as picapes médias são veículos polivalentes e
têm bons resultados na trilha,
mas quem quer um uso mais
severo deve procurar modelos
do tipo "puro e duro", como os
antigos Jeep, Engesa e Toyota
Bandeirante ou os atuais
Troller T4 e Agrale Marruá.
Além do preço e da vocação
"off-road", a diferença entre as
picapes e os jipes está no custo
de manutenção. "Eles [jipes]
sempre são usados em situações-limite e, devido ao tipo de
construção e à escala de produção, têm peças caras."
(FABIANO SEVERO)
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