São Paulo, domingo, 24 de agosto de 2008

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Com motor menor, X-Trail segue marcado por retas

Nissan é equipado com motor 2.0 de 138 cv; preço parte de R$ 95 mil

FELIPE NÓBREGA
ENVIADO ESPECIAL A CURITIBA

Na procura por um novo parceiro romântico, de uma forma geral, caça-se com os olhos. Só depois da aprovação física é que outras qualidades são vasculhadas. Mas nem sempre as melhores virtudes estão à mostra. É o caso do Nissan X-Trail.
Com contornos predominantemente retos, o utilitário reestilizado vai na contramão da tendência estética. Tecnologicamente, porém, apresenta um conjunto atual.
"Manter o design tradicional foi um pedido dos consumidores, que associam essa característica à robustez e à essência dos utilitários", diz Marcelo - Bracco, diretor de vendas.
Os consumidores a que a montadora se refere são os do Japão, que compram, em média, 3.900 X-Trail por mês. No Brasil, a expectativa é que cem unidades sejam comercializadas em igual período.
O montante, diz a Nissan, equivale a 17% do segmento, no qual estão Honda CR-V, Toyota RAV4, Hyundai Tucson e Kia Sportage -a maioria com motor 2.0 e opção de tração 4x4.
A partir de outubro, o X-Trail ganha mais um rival, o Suzuki Grand Vitara. A montadora japonesa anunciou, na semana passada, sua volta ao Brasil.
O X-Trail custa de R$ 94.990 (versão SE) a R$ 102.590 (LE), que traz teto solar panorâmico, bancos de couro e airbags laterais. E a Nissan trocou o motor 2.5 (180 cv) pelo 2.0 16V (138 cv) do Sentra, que também cede o câmbio CVT (transmissão continuamente variável).
O desempenho do X-Trail, 17,5 cm maior e 78 kg mais pesado que o anterior, foi prejudicado. Na estrada, falta fôlego, principalmente se o porta-malas de 603 l estiver carregado. O torque (força) de 20,2 kgfm é o maior entre os utilitários 2.0.


FELIPE NÓBREGA viajou a convite da Nissan, que cedeu o carro para avaliação

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