São Paulo, domingo, 24 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Nissan March terá motor 1.0 "flex"

Vice-presidente de design aponta também o futuro da marca

RICARDO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Linhas que se movem. Carros como uma escultura. Esse é o caminho da indústria automotiva, na visão de Alfonso Albaisa, vice-presidente de design da Nissan.
Nascido nos EUA, filho de imigrantes cubanos, Albaisa não nega o sangue latino.
"A Nissan é uma companhia com muita paixão, e os carros têm esse sentimento. Hoje pensamos em desenhos com formas mais dinâmicas e com espírito de inovação."
Para Albaisa, "a forma do que virá" está no esboço do novo sedã global da marca divulgado na semana passada e que deve substituir o Tiida Sedan, alvo de críticas por ter linhas conservadoras.
"O Tiida tem bom volume de vendas e atende à necessidade de uma parcela dos clientes. Cada carro é um carro. O Tiida é para um público, o GT-R é para outro", explica.
"Já o elétrico Leaf tem de aliar modernidade e prazer de dirigir. O March, um carro compacto, foi desenhado para que as pessoas olhem e pensem: "Que gracinha!'"
O compacto recém-lançado na Europa será fabricado a partir do ano que vem na planta da marca em São José dos Pinhais (PR).
O modelo é estratégico no plano da montadora, hoje com pouco mais de 1% de participação no mercado, para ampliar seu volume de vendas no Brasil.
Em entrevista à Folha, Albaisa deixou escapar que o March será vendido aqui com motor 1.0 "flex".
March e Leaf estarão no estande da Nissan no Salão de São Paulo, que começa nesta semana, no Anhembi.
Em cinco anos, ele ainda prevê grandes mudanças. "Os elétricos terão motores nas rodas, o que permite mudar todo o design. Com a preocupação ambiental crescente, os materiais estão mudando, para que os carros fiquem leves e eficientes."

Texto Anterior: Bancos-concha de Audi RS6 valem R$ 30 mil
Próximo Texto: Com airbag, nota em teste triplica
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.