|
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros
Salão de São Paulo
Sul-coreanas mostram novas armas
Com vendas em alta, marcas acirram disputa com montadoras tradicionais; esportivos também são destaque
DE SÃO PAULO
As marcas sul-coreanas estão em ascensão no mercado
brasileiro. A maior delas, a
Hyundai hoje só fica atrás
das quatro grandes (Fiat,
VW, GM e Ford). Aliás, está
prestes a ultrapassar a Ford.
Entre as novidades da
marca para o Salão de São
Paulo está a quinta geração
do sedã Sonata que trocou o
motor V6 por um quatro cilindros turbo de potência
equivalente (198 cv) para enfrentar Chevrolet Malibu e
Honda Accord.
Para o andar de cima, a
marca estreia o sedã de luxo
Equus, com 5,15 m e um motor V8 de 378 cv.
KIA
A conterrânea apresenta o
sedã Optima, que, com estilo
moderno e motor 2.0 de 145
cv, substitui o idoso Magentis. O Cadenza chega também
para brigar com alemães
"premium".
O novo Sportage aparece
com o acertado desenho da
era Peter Schreyer (ex-Audi)
e compartilha plataforma
com o conterrâneo Hyundai
ix35. Sob o capô, um motor
2.0 de 161 cv.
No estande, há ainda a versão esportiva do Cerato, o
Koup, para disputar com o
Honda Civic SI.
JAGUAR
A Jaguar mostra seu primeiro veículo sob a tutela da
indiana Tata Motors, o sultuoso XJ (R$ 590 mil).
Para inglês ver e guiar, a
nova geração do sedã chega
com mecânica atualizada no
motor V8 a gasolina e injeção
direta para gerar 510 cv.
LAND ROVER
A marca dos jipões da família real inglesa apresenta o
Evoque. Com 4,32 m de comprimento e propulsor 3.0 de
240 cv, o modelo é menor
Range Rover já fabricado.
LAMBORGHINI
A marca de esportivos italianos apresenta o Gallardo
LP 570-4 Superleggera, com
fibra de vidro para andar ainda mais com o V10 de 530 cv.
O carro promete acelerar
de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e alcançar máxima
de 315 km/h
ASTON MARTIN
A inglesa dos carros do
agente secreto James Bond
traz o novo Rapide, de quatro
portas e motor de 470 cv, que
promete assustar o Porsche
Panamera.
No Anhembi ainda dão as
caras, os cupês DBS e DB9.
Nenhum deles sai por menos
de R$ 700 mil.
MERCEDES
No estande da montadora
alemã estará o SLS AMG, reedição do lendário modelo
"Asa de Gaivota" dos anos
50. Já a perua-conceito Shooting Break antecipa as linhas
da nova geração do CLS.
Entre os modelos que receberam o selo BlueEFFICIENCY de eficiência energética está o sedã de entrada
Classe C 180, que estreia o
motor (CGI) com injeção direta de gasolina e turbo.
MITSUBISHI
A Mitsubishi lança o "crossover" ASX, que deve partir
de R$ 80 mil e será o primeiro
da marca a oferecer tração
4x2. Repare ainda no Lancer
EVO de 295 cv. Apensar de já
estar a venda, ainda é mosca
branca nas ruas. O modelo
servirá de base para a versão
comportada do sedã, que será nacional em 2012.
Ainda no estande da marca está a picape L200 Triton
2011 com pequenas mudanças visuais e o pequeno elétrico iMiEV. Pode encostar
que ele não dá choque.
Se nas publicidades a
Nissan ataca concorrentes,
no Anhembi, a tática é outra.
No estilo paz e amor, a montadora quer atrair a atenção
dos visitantes reforçando
que é uma montadora "do
bem" e nacional . Mas sua
principal estrela, o compacto
March, virá importado em
2011. O pequeno (3,78 m de
comprimento) desembarca
para competir com o Volkswagen Fox e o Citroën C3.
PLATINUSS
A importadora das marcas
Pagani, Spyker e Koenigsegg, agora apresenta mais
um superesportivo: o Vorax.
A principal diferença do bólido em relação aos "primos" é
que ele é só um protótipo.
Mas o carro mais potente do
salão é o CCXR E100, de 1.100
cv. Ele alcança 415 km/h.
PEUGEOT
Quem achou a Peugeot
apagada no último Salão de
São Paulo vai se surpreender
nesta edição. A marca do
leão mostra as garras com pesos-pesados como o cupê
RCZ, o "crossover" 3008 e o
sedã 408, que será fabricado
na Argentina e pode substituir o 307 Sedan.
RENAULT
No Brasil desde 1996, a Renault, a partir do ano que
vem, tentará mais uma vez
conquistar um espaço no disputado segmento de sedãs
médios, liderado por Honda
Civic e Toyota Corolla. A arma para isso será o Fluence,
que será lançado no início de
2011, em substituição ao apagado Mégane, que sempre
esteve com vendas abaixo da
expectativa da Renault. Já à
venda na Europa, o Fluence
para o mercado brasileiro será fabricado na Argentina.
SSANGYONG
A montadora está otimista
com o bom resultado em
2009, com a venda de 1.255
unidades no país e planeja
lançar outros três modelos
até 2013. Um deles será o
"crossover" Korando.
SUBARU
Na empresa, a atração é o
Impreza WRX STI sedã, apresentado em abril deste ano
no Salão de Nova York, e o
"crossover" Impreza XV. Ambos estão confirmados para
venda no Brasil em 2011.
VOLKSWAGEN
Para tentar reconquistar o
primeiro lugar, a montadora
quer ampliar as vendas de
comercias leves. Mas a grande estreia no estande da marca é o sedã Jetta, que adota a
nova identidade da VW, com
linhas horizontalizadas. Importado do México, ele desembarca no fim deste ano.
Outros dois lançamentos
aguardados pelo mercado
darão as caras no Anhembi: o
novo Passat e segunda geração do utilitário esportivo
Touareg. Já o Gol vê o Fiat
Uno como uma ameaça aos
seus 23 anos de liderança e
ganha novas versões, como a
reedição da Rallye.
VOLVO
Para a Volvo, este é o primeiro Salão de São Paulo
após a venda da empresa para os chineses. Nem por isso
deixam as novidades de fora.
A estrela da marca no
Anhembi é o sedã S60, considerado por muitos como o
melhor Volvo já produzido.
TOYOTA
A partir de 2012, a montadora terá uma família de carros compactos, baseados nas
versões hatch e sedã do Etios.
Enquanto isso, apresenta no
salão a segunda geração do
Prius híbrido, o FT-EV e o jipinho RAV4 com tração 4x2,
esse, o único disponível para
venda imediata.
Texto Anterior: Honda aposta nos híbridos e elétricos Índice | Comunicar Erros
|