São Paulo, domingo, 24 de outubro de 2010

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Salão de São Paulo

Sul-coreanas mostram novas armas

Com vendas em alta, marcas acirram disputa com montadoras tradicionais; esportivos também são destaque

DE SÃO PAULO

As marcas sul-coreanas estão em ascensão no mercado brasileiro. A maior delas, a Hyundai hoje só fica atrás das quatro grandes (Fiat, VW, GM e Ford). Aliás, está prestes a ultrapassar a Ford.
Entre as novidades da marca para o Salão de São Paulo está a quinta geração do sedã Sonata que trocou o motor V6 por um quatro cilindros turbo de potência equivalente (198 cv) para enfrentar Chevrolet Malibu e Honda Accord.
Para o andar de cima, a marca estreia o sedã de luxo Equus, com 5,15 m e um motor V8 de 378 cv.


KIA
A conterrânea apresenta o sedã Optima, que, com estilo moderno e motor 2.0 de 145 cv, substitui o idoso Magentis. O Cadenza chega também para brigar com alemães "premium".
O novo Sportage aparece com o acertado desenho da era Peter Schreyer (ex-Audi) e compartilha plataforma com o conterrâneo Hyundai ix35. Sob o capô, um motor 2.0 de 161 cv.
No estande, há ainda a versão esportiva do Cerato, o Koup, para disputar com o Honda Civic SI.


JAGUAR
A Jaguar mostra seu primeiro veículo sob a tutela da indiana Tata Motors, o sultuoso XJ (R$ 590 mil).
Para inglês ver e guiar, a nova geração do sedã chega com mecânica atualizada no motor V8 a gasolina e injeção direta para gerar 510 cv.


LAND ROVER
A marca dos jipões da família real inglesa apresenta o Evoque. Com 4,32 m de comprimento e propulsor 3.0 de 240 cv, o modelo é menor Range Rover já fabricado.


LAMBORGHINI
A marca de esportivos italianos apresenta o Gallardo LP 570-4 Superleggera, com fibra de vidro para andar ainda mais com o V10 de 530 cv.
O carro promete acelerar de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e alcançar máxima de 315 km/h


ASTON MARTIN
A inglesa dos carros do agente secreto James Bond traz o novo Rapide, de quatro portas e motor de 470 cv, que promete assustar o Porsche Panamera.
No Anhembi ainda dão as caras, os cupês DBS e DB9. Nenhum deles sai por menos de R$ 700 mil.


MERCEDES
No estande da montadora alemã estará o SLS AMG, reedição do lendário modelo "Asa de Gaivota" dos anos 50. Já a perua-conceito Shooting Break antecipa as linhas da nova geração do CLS.
Entre os modelos que receberam o selo BlueEFFICIENCY de eficiência energética está o sedã de entrada Classe C 180, que estreia o motor (CGI) com injeção direta de gasolina e turbo.


MITSUBISHI
A Mitsubishi lança o "crossover" ASX, que deve partir de R$ 80 mil e será o primeiro da marca a oferecer tração 4x2. Repare ainda no Lancer EVO de 295 cv. Apensar de já estar a venda, ainda é mosca branca nas ruas. O modelo servirá de base para a versão comportada do sedã, que será nacional em 2012.
Ainda no estande da marca está a picape L200 Triton 2011 com pequenas mudanças visuais e o pequeno elétrico iMiEV. Pode encostar que ele não dá choque.

Se nas publicidades a Nissan ataca concorrentes, no Anhembi, a tática é outra. No estilo paz e amor, a montadora quer atrair a atenção dos visitantes reforçando que é uma montadora "do bem" e nacional . Mas sua principal estrela, o compacto March, virá importado em 2011. O pequeno (3,78 m de comprimento) desembarca para competir com o Volkswagen Fox e o Citroën C3.


PLATINUSS
A importadora das marcas Pagani, Spyker e Koenigsegg, agora apresenta mais um superesportivo: o Vorax. A principal diferença do bólido em relação aos "primos" é que ele é só um protótipo. Mas o carro mais potente do salão é o CCXR E100, de 1.100 cv. Ele alcança 415 km/h.


PEUGEOT
Quem achou a Peugeot apagada no último Salão de São Paulo vai se surpreender nesta edição. A marca do leão mostra as garras com pesos-pesados como o cupê RCZ, o "crossover" 3008 e o sedã 408, que será fabricado na Argentina e pode substituir o 307 Sedan.


RENAULT
No Brasil desde 1996, a Renault, a partir do ano que vem, tentará mais uma vez conquistar um espaço no disputado segmento de sedãs médios, liderado por Honda Civic e Toyota Corolla. A arma para isso será o Fluence, que será lançado no início de 2011, em substituição ao apagado Mégane, que sempre esteve com vendas abaixo da expectativa da Renault. Já à venda na Europa, o Fluence para o mercado brasileiro será fabricado na Argentina.


SSANGYONG
A montadora está otimista com o bom resultado em 2009, com a venda de 1.255 unidades no país e planeja lançar outros três modelos até 2013. Um deles será o "crossover" Korando.


SUBARU
Na empresa, a atração é o Impreza WRX STI sedã, apresentado em abril deste ano no Salão de Nova York, e o "crossover" Impreza XV. Ambos estão confirmados para venda no Brasil em 2011.


VOLKSWAGEN
Para tentar reconquistar o primeiro lugar, a montadora quer ampliar as vendas de comercias leves. Mas a grande estreia no estande da marca é o sedã Jetta, que adota a nova identidade da VW, com linhas horizontalizadas. Importado do México, ele desembarca no fim deste ano. Outros dois lançamentos aguardados pelo mercado darão as caras no Anhembi: o novo Passat e segunda geração do utilitário esportivo Touareg. Já o Gol vê o Fiat Uno como uma ameaça aos seus 23 anos de liderança e ganha novas versões, como a reedição da Rallye.


VOLVO
Para a Volvo, este é o primeiro Salão de São Paulo após a venda da empresa para os chineses. Nem por isso deixam as novidades de fora. A estrela da marca no Anhembi é o sedã S60, considerado por muitos como o melhor Volvo já produzido.


TOYOTA
A partir de 2012, a montadora terá uma família de carros compactos, baseados nas versões hatch e sedã do Etios. Enquanto isso, apresenta no salão a segunda geração do Prius híbrido, o FT-EV e o jipinho RAV4 com tração 4x2, esse, o único disponível para venda imediata.


Texto Anterior: Honda aposta nos híbridos e elétricos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.