São Paulo, domingo, 25 de março de 2007

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Caro, "popular" se reinventa

Na casa de R$ 29 mil, reestilizados Palio e Fiesta enfrentam Corsa e Fox na briga dos "pop plus"

Renato Stockler/Folha Imagem
O novo Palio ganhou vincos laterais, enquanto mudanças do Fiesta (à dir.) focam a dianteira


FABIANO SEVERO
DA REPORTAGEM LOCAL

Foi-se o tempo em que eram "populares". Custavam cerca de US$ 7.000 (hoje, o equivalente a R$ 14.528) e traziam o inédito motor 1.0. Dos carros dos anos 90 só sobraram a cilindrada e o imposto reduzido.
O Chevrolet Corsa, o Ford Fiesta, o Fiat Palio e o Volkswagen Fox -o único que nasceu neste século- representam a categoria que poderia ser chamada de "pop plus". E custam mais que o dobro do que há dez anos: em média, R$ 29 mil.
Vendidos como 2008, o Fiesta (lançado em janeiro) e o Palio, que chegou às revendas há duas semanas, trazem desenhos renovados. O Corsa não sofre nenhuma mudança desde 2002, e o Fox, desde 2003.
Enquanto a Ford acredita no conceito "kinetic", que dá a impressão de movimento mesmo com o carro parado, a Fiat faz uma cópia de gosto duvidoso do europeu Grande Punto.

Más línguas
Como a reestilização por que passou o Mille, o Palio é fruto do centro de estilo brasileiro da Fiat. Foram concebidos para parecerem maiores do que são.
Com vincos laterais -até então, nenhuma das duas mudança do Palio havia contemplado a lateral- e frente angulada, o modelo até ganhou "corpo". Mas é pura ilusão: tem um mísero centímetro a mais no comprimento e outro na largura. O espaço interno é o mesmo.
O Corsa ainda conquista pelo melhor acabamento dos quatro. Não há economia no tamanho do painel de instrumentos -como há no Fox- nem as barras digitais que indicam a quantidade de combustível no tanque, como no Palio.
Enquanto a Ford e a Chevrolet, com o Fiesta e o Celta, abandonaram o recurso após perceberem sua ineficiência, a Fiat confiou nas suas clínicas de pesquisa e, alegando sofisticação, incorporou 16 "barrinhas" ao painel branco.
Também com fundo claro, o painel do Fiesta é mais organizado. O Ford peca pelos bancos de assento curto, que não têm nem resquício de apoio lateral para as curvas. Além disso, como o Corsa, não oferece espaço para apoio do pé esquerdo.
Outra lição que a Ford e a Volks aprenderam foi investir em faróis de parábola dupla, que iluminam mais e melhor. A Fiat fez o caminho inverso.


Os carros foram cedidos para teste pelas montadoras


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