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Caro, "popular" se reinventa
Na casa de R$ 29 mil, reestilizados Palio e Fiesta enfrentam Corsa e Fox na briga dos "pop plus"
Renato Stockler/Folha Imagem
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O novo Palio ganhou vincos laterais, enquanto mudanças do Fiesta (à dir.) focam a dianteira |
FABIANO SEVERO
DA REPORTAGEM LOCAL
Foi-se o tempo em que eram
"populares". Custavam cerca
de US$ 7.000 (hoje, o equivalente a R$ 14.528) e traziam o
inédito motor 1.0. Dos carros
dos anos 90 só sobraram a cilindrada e o imposto reduzido.
O Chevrolet Corsa, o Ford
Fiesta, o Fiat Palio e o Volkswagen Fox -o único que nasceu
neste século- representam a
categoria que poderia ser chamada de "pop plus". E custam
mais que o dobro do que há dez
anos: em média, R$ 29 mil.
Vendidos como 2008, o Fiesta (lançado em janeiro) e o Palio, que chegou às revendas há
duas semanas, trazem desenhos renovados. O Corsa não
sofre nenhuma mudança desde
2002, e o Fox, desde 2003.
Enquanto a Ford acredita no
conceito "kinetic", que dá a impressão de movimento mesmo
com o carro parado, a Fiat faz
uma cópia de gosto duvidoso do
europeu Grande Punto.
Más línguas
Como a reestilização por que
passou o Mille, o Palio é fruto
do centro de estilo brasileiro da
Fiat. Foram concebidos para
parecerem maiores do que são.
Com vincos laterais -até então, nenhuma das duas mudança do Palio havia contemplado
a lateral- e frente angulada, o
modelo até ganhou "corpo".
Mas é pura ilusão: tem um mísero centímetro a mais no comprimento e outro na largura. O
espaço interno é o mesmo.
O Corsa ainda conquista pelo
melhor acabamento dos quatro. Não há economia no tamanho do painel de instrumentos
-como há no Fox- nem as
barras digitais que indicam a
quantidade de combustível no
tanque, como no Palio.
Enquanto a Ford e a Chevrolet, com o Fiesta e o Celta,
abandonaram o recurso após
perceberem sua ineficiência, a
Fiat confiou nas suas clínicas
de pesquisa e, alegando sofisticação, incorporou 16 "barrinhas" ao painel branco.
Também com fundo claro, o
painel do Fiesta é mais organizado. O Ford peca pelos bancos
de assento curto, que não têm
nem resquício de apoio lateral
para as curvas. Além disso, como o Corsa, não oferece espaço
para apoio do pé esquerdo.
Outra lição que a Ford e a
Volks aprenderam foi investir
em faróis de parábola dupla,
que iluminam mais e melhor. A
Fiat fez o caminho inverso.
Os carros foram cedidos para teste
pelas montadoras
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