|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
CORSA X FIESTA X FOX X PALIO
Menos desvalorizado, Palio é mais barato
Fiat custa R$ 28,7 mil e perde 7% de seu valor depois de um ano; Fiesta é o mais lento, e Corsa, o mais rápido
DA REPORTAGEM LOCAL
Apesar das mudanças estéticas polêmicas, o Palio mantém
as características mecânicas
que o consagram desde 1996.
No teste Folha-Mauá, o Fiat,
abastecido com álcool, praticamente empatou com o Fiesta,
perdeu por pouco do Fox e viu
o Corsa disparar na frente.
Na versão de duas portas, o
peso de 950 kg ajudou o Palio,
que carrega o motor do Mille, o
menos potente deste comparativo -65 cv (cavalos) com gasolina e 66 cv com álcool. Ele precisou de 17,94s para ir de 0 a
100 km/h, 44 décimos de segundo mais lento que o Ford.
O Fox, o de maior torque (9,8
kgfm com álcool), fez a prova
em 17,15s, 1,21s atrás do Corsa,
que chega a ter 79 cv com o derivado da cana-de-açúcar.
Nas retomadas, a superioridade do motor VHC do Corsa é
ainda maior. Com gasolina, leva 19,4s para ir de 80 km/h a
120 km/h contra 23,4s do Palio
e 24,5s do Fiesta. O Fox fica na
"intermediária", com 20,03s.
Em consumo, o Corsa também faz milagre. Chegou a registrar 15,9 km/l com gasolina
na estrada. Na cidade e com álcool, a melhor marca foi obtida
pelo Palio: 9,9 km/l.
Se o Corsa vai bem em desempenho e em consumo, tropeça no preço e nos equipamentos. Depois do design, são
esses os itens mais valorizados
nos carros "populares".
É aí que o Palio deita e rola. A
Fiat oferece o kit Attractive,
com direção hidráulica e vidros
e trava elétricos por R$ 2.500.
Com o ar-condicionado, o preço básico (R$ 28,7 mil) -já vem
com computador de bordo-
vai a R$ 36.073. O Fiesta (R$
36.354) e o Fox (R$ 36.385)
custam quase o mesmo, mas
sem o computador de bordo.
Já o Corsa, com todos esses
itens, custa R$ 38.880, o preço
do Palio 1.4 e do Fiesta 1.6.
As diferenças de preço se refletem no mercado. O Palio é o
vice-líder do país: com 26.647
unidades vendidas nos dois
primeiros meses deste ano,
perde para os 28.593 emplacamentos do Volkswagen Gol.
O Fox é o terceiro (18.812
unidades), e o Fiesta, o oitavo,
com 10.355 carros no bimestre.
"Mico" mesmo é o Corsa, que
não passa de 5.853 unidades e
amarga a 11ª posição.
Desvalorização
Usados, a desvalorização será
menor quanto mais procurados eles forem. Segundo o Datafolha, no primeiro ano de uso,
o Corsa perde 14,83% do seu
valor. Mas é o Fiesta o campeão
de prejuízo, com 19,57%.
Palio e Fox são os melhores
nesse quesito. Desvalorizam,
respectivamente, 7,11% e 9,19%
em um ano.
(FABIANO SEVERO)
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092
Texto Anterior: Caro, "popular" se reinventa Próximo Texto: Bancos Fiat e GM oferecem taxas extremas para financiamento Índice
|