São Paulo, domingo, 25 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CORSA X FIESTA X FOX X PALIO

Menos desvalorizado, Palio é mais barato

Fiat custa R$ 28,7 mil e perde 7% de seu valor depois de um ano; Fiesta é o mais lento, e Corsa, o mais rápido

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar das mudanças estéticas polêmicas, o Palio mantém as características mecânicas que o consagram desde 1996. No teste Folha-Mauá, o Fiat, abastecido com álcool, praticamente empatou com o Fiesta, perdeu por pouco do Fox e viu o Corsa disparar na frente.
Na versão de duas portas, o peso de 950 kg ajudou o Palio, que carrega o motor do Mille, o menos potente deste comparativo -65 cv (cavalos) com gasolina e 66 cv com álcool. Ele precisou de 17,94s para ir de 0 a 100 km/h, 44 décimos de segundo mais lento que o Ford.
O Fox, o de maior torque (9,8 kgfm com álcool), fez a prova em 17,15s, 1,21s atrás do Corsa, que chega a ter 79 cv com o derivado da cana-de-açúcar.
Nas retomadas, a superioridade do motor VHC do Corsa é ainda maior. Com gasolina, leva 19,4s para ir de 80 km/h a 120 km/h contra 23,4s do Palio e 24,5s do Fiesta. O Fox fica na "intermediária", com 20,03s.
Em consumo, o Corsa também faz milagre. Chegou a registrar 15,9 km/l com gasolina na estrada. Na cidade e com álcool, a melhor marca foi obtida pelo Palio: 9,9 km/l.
Se o Corsa vai bem em desempenho e em consumo, tropeça no preço e nos equipamentos. Depois do design, são esses os itens mais valorizados nos carros "populares".
É aí que o Palio deita e rola. A Fiat oferece o kit Attractive, com direção hidráulica e vidros e trava elétricos por R$ 2.500. Com o ar-condicionado, o preço básico (R$ 28,7 mil) -já vem com computador de bordo- vai a R$ 36.073. O Fiesta (R$ 36.354) e o Fox (R$ 36.385) custam quase o mesmo, mas sem o computador de bordo.
Já o Corsa, com todos esses itens, custa R$ 38.880, o preço do Palio 1.4 e do Fiesta 1.6.
As diferenças de preço se refletem no mercado. O Palio é o vice-líder do país: com 26.647 unidades vendidas nos dois primeiros meses deste ano, perde para os 28.593 emplacamentos do Volkswagen Gol.
O Fox é o terceiro (18.812 unidades), e o Fiesta, o oitavo, com 10.355 carros no bimestre. "Mico" mesmo é o Corsa, que não passa de 5.853 unidades e amarga a 11ª posição.

Desvalorização
Usados, a desvalorização será menor quanto mais procurados eles forem. Segundo o Datafolha, no primeiro ano de uso, o Corsa perde 14,83% do seu valor. Mas é o Fiesta o campeão de prejuízo, com 19,57%.
Palio e Fox são os melhores nesse quesito. Desvalorizam, respectivamente, 7,11% e 9,19% em um ano. (FABIANO SEVERO)



INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092



Texto Anterior: Caro, "popular" se reinventa
Próximo Texto: Bancos Fiat e GM oferecem taxas extremas para financiamento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.