São Paulo, domingo, 25 de maio de 2008

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Mais esportivo, Cayenne GTS quer ser cupê

Utilitário da Porsche usa motor V8 apimentado da versão S e rende 405 cv; preço começa em R$ 394 mil

DO ENVIADO ESPECIAL A INDAIATUBA

O Porsche Cayenne GTS é um utilitário esportivo, mas deveria fazer parte da categoria dos "esportivos utilitários". Assim mesmo, na ordem inversa.
Apesar de não ser a mais potente da família -são 405 cv-, a nova versão é a que apresenta o comportamento mais parecido com o de um cupê esportivo.
"A dirigibilidade do GTS é mais dinâmica do que a do Turbo, de 500 cv", opina Marcel Visconde, presidente da Stuttgart, importadora oficial.
Para o ex-piloto Raul Boesel, coordenador da Porsche Cup, o segredo do GTS está na suspensão, que foi rebaixada 24 mm com molas de aço mais rígidas.
A tração integral é de série, assim como as rodas de 21 polegadas. Já o motor V8 (oito cilindros em "V") é o mesmo da versão S, mas com 20 cv a mais.
De acordo com a importadora, o Cayenne GTS, com câmbio automático seqüencial de seis marchas -o manual é opcional-, vai a 100 km/h em 6,5s e atinge 253 km/h de máxima.
Mas pode-se amansar a fera desativando a tecla "S" no painel. A suspensão fica mais elevada e macia, e o motor fica menos sensível à pressão do acelerador. Assim, o "rugido" dos quatro escapes não assusta.
Com os adornos aerodinâmicos, o GTS custa a partir de R$ 394 mil, R$ 72 mil a mais do que a versão S.
Dos 400 Cayenne que a Porsche espera vender neste ano, cerca de 15% devem ser GTS. O modelo chega nesta semana às revendas. (FELIPE NÓBREGA)


O carro foi cedido para avaliação pela Stuttgart


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