São Paulo, domingo, 25 de junho de 2006

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Sem ajuda, Siena escolhe combustível

Nova versão usa GNV, álcool, gasolina e gasolina pura; preço sobe R$ 4.038 e inclui direção hidráulica

DO ENVIADO ESPECIAL A ARAXÁ (MG)

"Além de álcool, gasolina e GNV [Gás Natural Veicular], o que mais ele usa?", pergunta um curioso ao ver o Fiat Siena Tetrafuel. "Gasolina pura, sem 20% de álcool da nacional", explica um funcionário da marca. Desenvolvido em parceria com a Magneti Marelli, o sedã chega às lojas no fim de julho habilitado a usar o combustível vendido na maior parte do mundo, menos no Brasil. Segundo a Fiat, o sedã foi feito para um público que roda mais de 140 quilômetros por dia -a tendência é que ele seja usado por frotistas e taxistas- e escolhe o combustível sem intervenção do condutor. De acordo com a situação, a central eletrônica interpreta qual a fonte de energia ideal. Em descidas, usa o GNV, que desenvolve 68 cv (cavalos) e 10,4 kgfm de torque (força). Em casos que exigem potência, como em ultrapassagens, o combustível líquido, seja ele álcool, gasolina pura, gasolina com álcool ou uma mistura com qualquer proporção deles entra em ação para render 12,2 kgfm e 80 cv (12,4 kgfm e 81 cv apenas com combustível vegetal). A mudança é automática e imperceptível, sem acionamento de chaves no painel. De acordo com a fábrica, o Siena 1.4 Tetrafuel roda, na cidade, 13 km/l com gasolina pura, 12,5 km/l com o combustível fóssil nacional, 8,7 km/l com álcool e 15,2 km/m3 com gás. Para a montadora, os principais benefícios são a facilidade de exportação -há previsão de que 800 unidades, até o fim do ano, cheguem à Argentina, onde há a maior frota de carros a gás do mundo- e a possibilidade de rodar em outros países. "Os flexíveis não estão preparados para usar gasolina sem álcool. Nesse caso, a mistura ficaria "rica", a combustão não seria completa, e haveria acúmulo de combustível no catalisador, o que, em última instância, causaria um incêndio", explica Carlos Henrique Ferreira, 38, assessor técnico da Fiat.

Mais caro
A nova versão do Siena sai por R$ 41.919. O valor inclui itens de série como direção hidráulica e vidros e travas elétricos, opcionais que custam R$ 2.931 na versão 1.4 Flex, de R$ 34.950. A tecnologia Tetrafuel, nesse caso, custa R$ 4.038. Os taxistas, que compram com isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), gastariam R$ 31.736. (GERSON CAMPOS)


GERSON CAMPOS viajou a convite da Fiat, que cedeu o carro para avaliação

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