São Paulo, domingo, 25 de setembro de 2011

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"Downsinzing" começa a ficar popular no Brasil

DO ENVIADO ESPECIAL

Com a evolução da tecnologia e a produção em larga escala, a previsão é de que , no Brasil, o "downsinzing" chegue aos modelos populares, como acontece na Europa. Hoje, ainda estão restritos a marcas "premium".
A Peugeot confirmou em Frankfurt que venderá no Brasil ainda neste ano uma versão do sedã médio 408 com o motor 1.6 turbo a gasolina. Atualmente o modelo é oferecido apenas com bloco 2.0 "flex".
O motor fabricado em parceria com a BMW já equipa o "crossover" 3008 com 156 cv e, com ajustes, chegaria a 165 cv no sedã.
Já a Fiat planeja ampliar a utilização do moderno TwinAir, que ganhou o prêmio de motor do ano.
O bloco de apenas 875 cm³ e dois cilindros gera de 60 cv a 105 cv e emite 30% menos poluentes que motores de mesma potência.
Atualmente ele equipa o 500 europeu, mas estará ainda neste ano sob o capo do Punto e do novo Panda, apresentado no salão.
A montadora não revelou planos para o Brasil, onde oferece o motor 1.4 T-Jet para versões dos modelos Linea, Punto e Bravo.
No país há ainda versões do 500 fabricado no México com o MultiAir 1.4 16V, que controla a entrada de ar e a combustão, conforme a necessidade do motor. (RR)

O jornalista viajou a convite da ANFAVEA


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