São Paulo, domingo, 25 de setembro de 2011

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CARTAS

Motor rateando
"Desde a primeira revisão da minha Nissan Livina 1.8, reclamo com a revenda Tokio de dois problemas: o ar-condicionado para de funcionar ao frear, e o motor rateia ao dar partida.
Foram dadas desculpas diferentes para os problemas nas duas primeiras vezes em que o carro foi à revisão, de mangueiras invertidas a tubulação entupida.
Na penúltima visita à concessionária, o consultor disse que enviaria meu problema diretamente para o fabricante, pois não havia mais nada que eles pudessem fazer por mim. Até hoje, nada de resposta."
RUTH COSTA LOPES (Santo André, SP)

Resposta da Nissan - "Informamos que o veículo foi reparado e entregue à cliente."
Réplica da leitora - "O carro tem garantia de três anos, mas não conseguem detectar os problemas que aparecem."

Siena sem revisão
"Comprei um Fiat Siena seminovo na Vigorito. No primeiro dia de uso, escutei um barulho no motor. Retornei à revenda, e o carro ficou parado por 35 dias. Mas o problema persistia.
Voltei à Vigorito, e eles não quiseram fazer mais nenhuma manutenção, nem me dar a nota ou a ordem de serviço do que realizaram.
Além disso, recebi duas multas anteriores à compra. Estive por quatro vezes na revenda, mas toda semana é a mesma desculpa: pedem para eu deixar o documento no escritório."
JOHN SANTANA (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "Efetuamos diversas tentativas infrutíferas de contato com o cliente."
Réplica do leitor - "O caso se encontra em processo judicial. A Vigorito Aricanduva tem total desconsideração com os clientes."

Sem conserto
"Minha picape Effa está parada na revenda há mais de um mês. Comprei o veículo em fevereiro e, com apenas 8.000 quilômetros rodados, ele deixou de funcionar. A empresa não se manifesta sobre o problema e tenho amargado um prejuízo de R$ 144 diários, pois não posso trabalhar. E ainda terei de arcar com a prestação sem poder usar o carro.
Já solicitei a troca do veículo, mas a Effa não responde e-mails, não retorna ligações nem propõe qualquer tipo de solução."
GISELA RIEGER DUTRA (São Paulo, SP)

Resposta da Effa - "Entramos em contato com a cliente e ficou acordada entre ela e a empresa a troca do veículo por um novo."
Réplica da leitora - "Ainda não recebi o carro."

Fila de espera
"Encomendei um Volkswagen Fox 1.6 há mais de três meses. A informação que recebi da Caraigá é que tenho de aguardar mais um mês. Minha mãe, que precisa do veículo para se locomover, está todo esse tempo andando de metrô e ônibus."
CARLOS EDUARDO RANIERI (São Paulo, SP)

Resposta da Volkswagen - "O caso foi solucionado com a entrega do veículo ao cliente."

Montana parada
"Tenho uma Chevrolet Montana que está parada em uma oficina particular aguardando peças. Os componentes foram solicitados à concessionária Vigorito. Uso o carro para fazer minhas entregas de trabalho e estou sendo prejudicada com a falta de retorno e de previsão de entrega da fábrica para a revenda."
ELISABETH GRAZIANO (São Paulo, SP)

Resposta da GM - "O caso foi solucionado depois que o serviço de atendimento interagiu com a concessionária e agilizou o envio das peças necessárias para ela, fato confirmado pela cliente."


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