São Paulo, domingo, 25 de outubro de 2009 |
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Pedalada elétrica
TRABALHO ANDRÉ LOBATO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA Viver o sonho de urbanistas e ir para o trabalho de bicicleta requer coragem em São Paulo, uma cidade mais de carros que de pedestres. A bicicleta elétrica ajuda a viver esses dois opostos paulistanos e faz da aventura um passeio agradável para quem tem pouco medo de ladrão ou de atropelamento. Diferentemente do status dos carros luxuosos, a bicicleta motorizada atrai perguntas simpáticas do porteiro ao chefe da empresa. É possível passar por calçadas e também acelerar junto aos carros no cantinho das ruas. Pelos quarteirões de Higienópolis (centro), a vida é descomplicada. Calçadas largas, vias arborizadas e tráfego lento fazem da ida à labuta uma motivação. Chegando em Santa Cecília (centro), a corrida de obstáculos começa. As calçadas são esburacadas, e o sol fica intenso na avenida São João. O motorzinho dá aquela acelerada quando necessário e chega a parecer efeito especial subir ladeiras, de tão fácil e silencioso que é. Difícil saber se o transporte limpo pegará ou ficará no modismo. LAZER CRISTIANE CAPUCHINHO DA REPORTAGEM LOCAL Liberdade é a palavra. A bicicleta elétrica possibilita sair de casa em um veículo prático e sem as limitações do corpo em uma subida. Trajetos planos ou íngremes se tornam um passeio no parque. Só com pedaladas contínuas, mas sem esforço, a bicicleta ganha velocidade. Na hora de uma descida maior, o susto. Com mais peso na parte traseira, a bicicleta elétrica não tem tanta estabilidade quanto a comum. Também é problema para desviar abruptamente de alguma coisa. Virar o guidão de uma hora para outra deixa o pneu da frente bambo. Além disso, a "e-bike" não é para todo terreno. O rendimento é bom no asfalto, mas em ruas esburacadas, tem dificuldade para tracionar. Daí, as pernas fazem o serviço. A questão é que, neste caso, adicione de dez a 15 quilos de motor e bateria. Dobra-se o peso da bicicleta! Isso retira outra vantagem dos modelos comuns: a facilidade de carga. Levá-la em um trecho em que não é possível pedalar é bem difícil. Ainda assim, no asfalto, é só alegria. Se durar a bateria... Assista ao vídeo das bicicletas elétricas www.folha.com.br/0929612 Próximo Texto: "E-bike" não emite CO2, gás que Ibama considera "balela" Índice |
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