São Paulo, domingo, 26 de abril de 2009

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Chineses feitos no Uruguai chegam ao Brasil em junho

Chery lança 4 modelos até setembro, e Lifan, 3 em 2010

DO ENVIADO ESPECIAL A WUHU (CHINA)

Na China, há enormes conjuntos habitacionais comunistas que, de longe, parecem bonitos e bem resolvidos. Só que, à medida que você se aproxima, começam a revelar deslizes de acabamento e de montagem.
Assim é o Chery A3, lançado no Salão de Xangai e avaliado pela Folha anteontem em Wuhu, cidade-sede da Chery, quinta maior montadora da China. As versões hatch e sedã do A3 serão feitas em CKD (completamente desmontadas) no Uruguai. Chegarão aqui em setembro, por R$ 44 mil.
É o preço de, por exemplo, um VW Polo, mas com porte e estilo de Ford Focus. Para isso, a Chery precisou de uma força do estúdio italiano Pininfarina, famoso por desenhar Ferrari.
De perto, porém, a coisa muda de figura no Chery A3. As emendas de capô, portas e porta-malas são desalinhadas, assim como o encaixe do painel.
Também há rebarbas de plástico por todos os lados e falhas no acabamento da costura dos bancos. "Nossa maior preocupação é mudar o estigma de produto chinês de baixa qualidade", afirma Luis Curi, presidente da Chery do Brasil.
A marca se mostrou superior à média chinesa, mas ainda está longe do padrão de acabamento de carros europeus e, principalmente, japoneses.
Junto com o A3 1.6 16V (119 cv) chegam também o hatch Face (R$ 30 mil) e o subcompacto QQ (R$ 24 mil). Este último parece ser o carro mais competitivo da Chery no mercado brasileiro. Virá com motor 1.1 (68 cv), ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico a preço de Mille "pelado".
Antes disso, porém, chega o jipinho Tiigo, a maior aposta de Curi. "Em junho lançaremos o Tiigo, num segmento em que a Ford, com o EcoSport, mostrou ser muito promissor." Completo, custará R$ 49 mil e terá motor 2.0 (123 cv). Todos terão três anos de garantia.

Lifan
Outra chinesa, a Lifan, também montará carros no Uruguai e, a partir do começo do ano que vem, vai exportá-los para o Brasil, segundo Steven Xu, gerente de produto do grupo Chongqing Lifan.
O sedã 620 desembarca por R$ 42 mil e deve concorrer com o Chery A3, que terá o nome modificado para não remeter ao hatch da Audi. O 620 usará um motor 1.6 de 116 cv. É o mesmo propulsor do sedã 520, que custará R$ 35 mil e vai concorrer com o Fiat Siena.
O mais curioso, porém, é o 320, um hatch copiado do Mini Cooper. Chegará por R$ 32 mil, diz Xu. (FABIANO SEVERO)


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