São Paulo, domingo, 26 de maio de 2002

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Guia do popular


A cada 10 carros vendidos no Brasil no último mês, 8 eram equipados com motor 1.0; a indústria nunca investiu tanto na produção desse tipo de veículo, cujo número de versões passou de 56 para 74 de um ano atrás até hoje, de acordo com levantamento do Datafolha


LUÍS PEREZ
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS E CONSTRUÇÃO/b>

No último mês, a participação dos "populares" (carros com motor de 1.000 cm3 de cilindrada) bateu o recorde do ano: eles responderam por 81,5% dos automóveis novos vendidos, segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Levantamento do Datafolha indica que o número de versões desse tipo de veículo cresceu, nos últimos 12 meses, de 56 para 74 (32%). Os equipados com motores de outras cilindradas tiveram crescimento de apenas 0,4%: de 250 para 251.
Quanto mais se fala em sua possível "morte", mais o carro 1.0 recebe investimentos da indústria. Fabricantes nacionais não param de fazer malabarismos para incrementar os motores "mil". Há, por exemplo, desde o Volkswagen Gol 1.0 16V Turbo com 112 cv (cavalos), lançado em 2000, até o novo Ford Fiesta Supercharger com compressor (tecnologia herdada de carros de luxo como os da Jaguar, que pertence à própria Ford), que alcança 95 cv e está com o início de vendas previsto para sexta-feira.
O "popular" é amado por uns e odiado por outros. Se por um lado o segmento amplia o mercado, por outro dificulta o desenvolvimento tecnológico e restringe as exportações. Esta edição especial apresenta os prós e contras dos 23 modelos à venda e conta a história do segmento.



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