São Paulo, domingo, 26 de junho de 2011

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Jingle publicitário dirige interesse por carro

Mais que o estilo ou proposta do auto, é a música das propagandas que define o público-alvo, dizem especialistas

Trilha criada para o comercial do 307 Sedan chamou mais a atenção do que o próprio carro e virou até faixa de disco

FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO

À mesa de um bucólico bistrô, a executiva questiona um jovem de terno sobre onde ele gostaria de estar em cinco anos. Nesse momento, o marasmo da cena é interrompido pelos acordes agudos da guitarra de Angus Young e pela aparição do sujeito ao volante do novo Fusion.
Mas o quem tem a ver o pesado rock "Back in Black", do AC/DC, com o comportado sedã de luxo da Ford?
"A música tem o objetivo de surpreender o telespectador", revela Mauricio Greco, gerente de comunicação de marketing da montadora.
Mais do que isso, a trilha sonora de um comercial de carro aponta para quem o anúncio será dirigido, diz Serginho Rezende, produtor musical da Comando S e criador do jingle "Não Tem Cara de Tiozão", que deu vida ao Nissan Tiida, em 2007.
No contexto dos filmes publicitários, o som é uma espécie de pano de fundo. Tanto que, em geral, é produzido antes mesmo das filmagens.
Mas a trilha, a imagem e a história do comercial devem casar em perfeita harmonia para que o produto, no final, apareça como o grande protagonista do filme.
Mas há casos em que a trilha se sobrepõe. Foi o que aconteceu com o Peugeot 307 Sedan, há três anos. O jingle "Let´s Go the Way You Know", feito para o comercial, destacou-se. Após vários pedidos, acabou ganhando mais estrofes e chegou ao álbum da cantora Patrícia Coelho. Já o carro, com fama de patinho feio, não fez sucesso.

PARA INGLÊS OUVIR
Apesar de a maioria dos automóveis vendidos no Brasil serem nacionais, grande parte de suas publicidades traz canções em inglês.
Nem o fato de os modelos serem globais serve como desculpa. Segundo fabricantes, o posicionamento dos veículos difere conforme o mercado. Veja o caso do Civic: nos EUA, a Honda o vende como um automóvel compacto e barato. Aqui, ele é considerado um sedã "premium".
Para Guga Ketzer, vice-presidente de criação da agência de publicidade Loducca, o excesso de trilhas em inglês ocorre porque as pessoas tendem a crer que tudo o que vem de fora é mais refinado. "A música brasileira, porém, também agrega sofisticação."
Independentemente do idioma, o grande entrave é o custo. A reprodução temporária de uma canção famosa pode passar de R$ 100 mil, ou um quarto do valor médio de um comercial de carro.
Nesse caso, o que se compra é a notoriedade e o contexto que a música agrega ao automóvel.
Um bom exemplo é "Our House", do grupo inglês Madness. O hit dos anos 80, cujo refrão diz "nossa casa no meio da rua", dá o tom ao anúncio do Citroën C3 Picasso.

FOLHA.com
Veja o making of da produção da trilha do comercial do C4 Picasso
folha.com/mm934446


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