São Paulo, domingo, 26 de junho de 2011

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Na pista, sedãs se igualam em desempenho

Enquanto o sul-coreano aposta na suavidade, modelo alemão é mais firme e estável

DE SÃO PAULO

O motorista do Kia deve dosar bem o pé no acelerador, para o patrão não reclamar de arrancadas bruscas. Que ironia... O Passat, apesar do turbo, é mais dócil nas saídas.
Na pista, empate técnico. As diferenças ficam na casa dos décimos de segundo, com leve vantagem para o Passat em aceleração e para o Cadenza em retomadas.
Mas, se o V6 da Kia (290 cv) esbanja vigor, a combinação do motor 2.0 turbo (211 cv) com o câmbio de dupla embreagem do Passat separa os homens dos meninos. E ainda bebe pouco. O consumo na estrada ficou em 16,6 km/l.
O sedã alemão fica à vontade nas curvas, enquanto o Kia inclina mais. Para compensar, o Cadenza ignora buracos e valetas.
O preço do Passat começa em R$ 106,7 mil. Com todos os itens disponíveis, como o carro testado, o valor chega a R$ 141,7 mil.
O melhor opcional do Volks é o pacote ACC (controle automático de distância e velocidade). Custa R$ 5.160 e é capaz de parar o carro sem a intervenção do motorista em caso de batida iminente. Vale cada centavo.
O Kia custa R$ 119,9 mil. O único opcional é o gigantesco teto solar (R$ 4.000).
Qual é o melhor? Se você gosta de pegar a estrada e ama dirigir, vá de Passat. Se sua onda é desfilar pela cidade, de preferência refestelado no banco traseiro, o Cadenza é a escolha certa. (ES)

As montadoras cederam os carros para teste

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
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