São Paulo, domingo, 26 de setembro de 2004

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SALÃO DE PARIS

Alta tecnologia dos modelos expostos na França, como monitores para DVD nos bancos traseiros, deve demorar a chegar ao país

Feira acentua atraso de carros brasileiros

José Augusto Amorim/Folha Imagem
Estrela do estande da Ford em Paris, o novo Focus traz tecnologias que devem demorar a ser produzidas no Brasil


DO ENVIADO ESPECIAL A PARIS

Cada vez mais o Brasil se distancia da Europa quando o assunto é automóveis. Num mercado onde muitas vezes R$ 100 inviabiliza a compra de um zero-quilômetro, a alta tecnologia dos modelos europeus impede a viagem pelo oceano Atlântico.
É o caso do novo Ford Focus, que passa a ter duas plataformas mundiais. A européia é a mesma que Volvo e Mazda usam -maior, mais moderna e mais cara. A atual continua sendo usada nas Américas. Além disso, o Focus introduz tecnologias na gama Ford, como pára-brisas com sistema que bloqueia quase cinco vezes mais a radiação solar e DVD para o banco traseiro.
Apresentado nas configurações perua e com duas e quatro portas, o Focus deve ganhar uma versão cupê-cabriolet logo. Pelo menos é isso que dá a entender o conceito Vignale. Com o toque de um botão, a tampa do porta-malas se abre para o teto rígido se esconder. Destaque também para os detalhes: o puxador da porta é um losango em alumínio polido.
No Alfa Romeo 147, as mudanças não foram tão intensas como no Focus. As alterações estéticas se concentram na dianteira, com grade maior e novos faróis, passando um design mais agressivo. Mas motores, suspensão e câmbio também mudaram.
Seguindo a lógica do que aconteceu com a família 156, o 147 deve demorar um ano para chegar ao Brasil. Apresentado em Frankfurt em setembro do ano passado, o sedã será mostrado no Salão de São Paulo em outubro, e suas vendas -junto com as da Sportwagon- começam até dezembro.
Outra mudança radical foi no Sportage. "Esse é um tipo muito diferente de Kia. Mantivemos só o nome", resume Jean-Charles Lievens, vice-presidente da Kia Motors Europa. Além das mudanças estéticas, o utilitário ganhou motores diesel e gasolina, câmbio automático e um interior com couro marrom-alaranjado.

Alemanha
Às vésperas de lançar o novo A6 no Brasil, a Audi mostra, na França, o novo A4 -sedã, perua e versão esportiva S4- e o A3 Sportback, a versão de quatro portas do hatchback remodelado e que deve começar a ser vendida no Brasil só no fim de 2005.
Concorrente do BMW Série 1, o Sportback está mais confortável que o A3 de São José dos Pinhais (PR) graças a um entreeixos 6,5 cm maior e ao crescimento de 5,5 cm na largura. A tecnologia encarna no câmbio tiptronic de seis velocidades e em motores de até 250 cv. Ele é o primeiro no mundo a ter uma combinação de turbo e injeção direta de combustível. (JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


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