São Paulo, domingo, 26 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Monte sua família

Neste Natal, adesivos viram mania em São Paulo, mas podem expor familiares

RENATA TURBIANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Pai, mãe, filhos, cachorro, periquito, papagaio... A nova moda entre os proprietários de veículos é colar os chamados "adesivos da família" na traseira dos carros.
Muitas pessoas utilizam o adesivo -custa de R$ 1,50 a R$ 15, se for personalizado- como uma forma de mostrar amor e carinho pela família.
É o caso do designer Germano Spadini, 31. Há dois anos, quando soube que ia ser pai pela primeira vez, ele, a pedido da mulher, desenhou um adesivo com sua família e o colou no carro.
Deu tão certo que sua empresa, a Job Adesivos, investiu na linha "Família feliz" e hoje vende cerca de 10 mil adesivos por mês. "Muitos amigos começaram a fazer encomendas, e a brincadeira acabou virando negócio."
Uma dessas amigas, a farmacêutica Paloma Romano Cossero, 30, encomendou um adesivo que retrata ela, o marido e os dois filhos pequenos. "É uma forma de mostrar que realmente tenho uma família feliz."
Essa prática, porém, divide opiniões de especialistas em segurança.
"Quem cola esse tipo de adesivo no carro está oferecendo dados específicos sobre sua vida pessoal para os ladrões", opina Jorge Lordello, especialista em segurança e pesquisador criminal.
"Qualquer informação no carro que exponha a família, seja o número de membros ou a escola onde o filho estuda, torna o golpe mais fácil."
O coronel da Polícia Militar José Vicente da Silva discorda. Para ele, o que conta para um criminoso são os hábitos e a rotina da família, além do modelo do carro. "O criminoso quer rapidez. Buscar informações contidas no adesivo demanda tempo e acaba sendo irrelevante para o assalto", afirma.
Para Cossero, a exposição não aumenta com um adesivo. "Meu carro tem duas cadeirinhas de bebês. Isso já revela que tenho crianças."

ONDE ENCONTRAR
Aquarela (www.aquarelaadesivos.com)
Colaai (www.colaai.com)
Dan Kauto (0/xx/11/3223-8911)
Flad Art Print & Sign's (www.loja2.com.br/fladart)
Job Adesivos (www.jobadesivos.com.br)
Limeart (www.limeart.com.br)
Magic Stickers (www.magicstickers.com.br)
Pull & Stick (www.pullstick.com.br)


Texto Anterior: Nano é o popular que pouca gente quer
Próximo Texto: Adesivo mais feminino expõe mulheres
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.