São Paulo, domingo, 27 de fevereiro de 2011

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Objeto solto na cabine pode virar arma

Estudo revela que, em colisões, laptop deixado no banco traseiro atinge motorista com o peso de uma "scooter"

Má arrumação do porta-malas reduz a aderência do carro e o poder de iluminação dos faróis, se a frente "empinar"


DE SÃO PAULO

Para muitos, o feriadão só começa quando o carro entra na rodovia. Os dias extras de folga esticam a viagem e também a quantidade de itens que vão no porta-malas.
O mecânico industrial Jeferson Rodrigues, 30, dono de uma Doblò, conta que acomoda a bagagem da família no veículo visando somente o melhor aproveitamento do espaço.
Mas, segundo especialistas, a arrumação requer maior planejamento, já que a má distribuição da carga prejudica o comportamento dinâmico do carro, que tende a perder o controle em manobras de alta velocidade.
Para André Horta, analista de segurança do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária), primeiro devem-se acomodar as bagagens pesadas na base.
"O ideal é posicioná-las no fundo do porta-malas, perto do encosto do banco e sobre o eixo traseiro. Assim a frente não empina a ponto de reduzir o poder de iluminação e de ofuscar outros motoristas", explica.
Os objetos volumosos devem ser alocados logo depois, sem sobrecarregar um dos lados. O limite de carga aparece no manual e varia conforme a motorização e a estrutura do modelo.
O compartimento de bagagem do VW Tiguan (200 cv), por exemplo, é similar ao do Fiat Siena Fire (75 cv), mas aguenta 50% mais peso.

SOLTOS NA CABINE
Mesmo pequenos itens devem ser transportados no porta-malas. O ideal é que fiquem ancorados por uma rede elástica (R$ 80), geralmente encontrada em lojas de acessórios.
Soltos na cabine, principalmente sobre o tampão traseiro, representam uma ameaça aos passageiros.
Estudo feito na Espanha pela Fundação Mapfre de Segurança Viária apontou que, no caso de uma batida a 60 km/h, os objetos soltos pelo interior do automóvel vão ser arremessados com uma força equivalente a 55 vezes o seu peso original.
Ou seja, um laptop de 3 kg poderia acertar a cabeça de um ocupante com um golpe de 165 kg, o que seria mortal.
Já um cachorro sem o cinto no momento do impacto "atropelaria" os ocupantes à frente como se fosse um boi.
No relatório, os pesquisadores da instituição europeia aconselham que mesmo pastas executivas viajem em compartimentos fechados -até pela maior segurança patrimonial-, e que as pessoas sejam seletivas ao preparar as malas.
Para Marcos Vinícius Licciardi, da Master Clean Car, empresa de higienização de automóveis, muitos motoristas também são displicentes ao transportar alimentos.
"Leite, sangue e tempero, além de manchas, deixam um cheiro difícil de tirar", diz o empresário, que indica bolsas térmicas impermeáveis para carregar comida.
(FELIPE NÓBREGA)


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