São Paulo, domingo, 27 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BMW

Alemã exalta ABS e olhar de motociclista

DA REPORTAGEM LOCAL

O curso da BMW (www.bmw.com.br), na pista da Pirelli, em Sumaré (a 120 km de São Paulo), custa R$ 750. É o único feito em um dia; os outros duram dois. Porém só aceita seis alunos por turma. Ou seja, o instrutor monitora erros e evolução de todos.
É o que tem menos parte teórica (só uma hora), mas é o que mais simula as situações do dia-a-dia. Há teste de frenagem de pânico, de desvio rápido e de perigo em curva.
Na primeira, o instrutor Pablo Berardi ressalta o cuidado com o freio dianteiro -responsável por 70% da frenagem. Se a roda trava, a moto tomba. Daí a importância do ABS, presente na R1200GS. Ele recomenda a frenagem em dois tempos: aperte o manete com intensidade média e aumente.
"A transferência de peso para a frente aumenta a área de contato do pneu com o solo. E pressione os joelhos contra o tanque."
No desvio rápido, é preciso fazer contra-esterço -técnica abordada no curso da Moto School e ignorada no da Honda. Force o guidão como se fosse girá-lo para o lado contrário ao que se quer curvar.
Na curva, com uma poça de óleo ou um buraco grande, Berardi aconselha aumentar o contra-esterço, pressionar o freio traseiro levemente e olhar para a parte de fora da curva, e nunca para o muro.


Os cursos foram feitos a convite dos organizadores


Texto Anterior: Cursos de pilotagem se somam à moto-escola
Próximo Texto: Honda: Sem cobrar, montadora exaure prevenção de acidentes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.