São Paulo, domingo, 27 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HONDA

Sem cobrar, montadora exaure prevenção de acidentes

DA REPORTAGEM LOCAL

O curso da Honda (www.honda.com.br) é feito no CETH, em Indaiatuba (102 km de São Paulo). É gratuito e só pode ser feito por meio de uma revenda Honda.
Dos três avaliados, ele é o que mais fala sobre manutenção da moto, posição do corpo e prevenção de acidentes. Policiais, bombeiros e motoboys são maioria.
O instrutor aconselha que o tronco fique ereto e sempre perto do tanque. Braços e ombros relaxados, punhos firmes e pés apoiados nas pedaleiras e paralelos ao solo. Pablo Berardi, da BMW, e Bruno Corano, da Moto School, discordam.
"Na curva, a bota pode raspar no chão. Com o meio do pé na pedaleira, você tem força na perna para se ajeitar na moto", comenta Corano.
Para Robson Clauss, da Honda, o salto apoiado na pedaleira e a ponta do pé no freio deixam mais rápido o acionamento do pedal. Mas todos concordam que não se deve guiar com os pés para baixo das pedaleiras.
Por outro lado, ele aconselha usar os quatro dedos para acionar o freio dianteiro. "Use dois dedos porque é mais preciso", diz Berardi.
O segundo dia de curso aborda o trânsito. "Não ande no corredor de carros e tente sempre se manter no campo de visão deles", diz Clauss.


Texto Anterior: BMW: Alemã exalta ABS e olhar de motociclista
Próximo Texto: Moto School: Em Interlagos, aulas ensinam contra-esterço e pêndulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.